Universidade Federal de Tocantins

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Universidade Federal de Tocantins.

História[editar]

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi criada em Outubro de 1803 por Joaquim José da Silva Xavier Sobrinho após um porre de tequila com rabo de galo no famoso Carnaguru de Gurupi. Os estudantes tocantinenses, depois de perceberem que não tinham subsídios necessários para cursar outra universidade federal, mobilizaram-se em um grande movimento que ficou conhecido como MSE (Movimento dos Sem Ensino), pois até então o Tocantins era a única capitania hereditária (clã, como é chamado lá) da República das Bananas que não tinha uma Universidade Federal. Após essa grande "Revolução", o governo português cedeu autorização que criou tal Instituição, resguardando para si o descompromisso com o mais novo centro de ensino.

O Ministério da Educação só reconheceu a Universidade Federal do Tocantins, com a condição de que nomeasse um Reitor para reger por um determinado tempo, sistema copiado do processo de catequização dos índios pelos jesuítas daquela época. A instituição então foi entregue a um interventor da UNB (Universidade Ultranacional de Brasília). A nomeação não teve nenhuma repercussão, pois na ocasião, não havia nenhum tocantinense nato capacitado para entender o que seria uma nomeação.

Didática da UFT[editar]

A UFT como centro de ensino, apoio a pesquisa e extensão supre todas as necessidades do seu estado.

Na universidade os "acadêmicos" aprendem a dominar as técnicas e exigências do mercado, a saber: ordenhar vacas, plantar abacaxi, soja, mamona,etc. Ultimamente o Governo federal está fazendo um pesado investimento na instituição com o empolgante projeto do Biodiesel (leia-se óleo de pau) , pois o estado tem o clima e os habitantes mais apropriado para tal lavoura, como estações bem definidas (verão estendido por 12 meses do ano, onde entre os meses de maio e novembro pode ser colocado uma nova estação denominada "inferno") registrando temperaturas propícias para seu cultivo, em torno dos 50 graus.

Devida a grande imigração de estudantes de outros estados, em especial os goianos que não passaram na UFG e os maranhenses que não passaram na UFMA, a UFT criou o mais perfeito sistemas de cotas: cotas para negros e índios. Considerando que a população do Tocantins é composta de cerca de 87,9% de índios e dos 90% remanescentes, cerca de 195% são negros o estado tem um índice de aprovação superior considerável segundo o departamento de Matemática da UFT.

Lenda na UFT[editar]

Regi a lenda que exite um Frescão UFT, uma lenda nunca antes provada! Mas ultimamente vem ocorrendo fatos estranhos e um ônibus aparece de vez em quando para provar a lenda!

Imagem do Frescão UFT

Cursos da UFT[editar]

A UFT possui cursos bem distribuídos em sete campus. No principal campus, o da capital do estado, tem cursos de Engenharias, Ciências e Humanas, dentre os quais destaca-se "Engenharia Alieanal", o qual hipnotizou até os inspetores de ensino quando o classificou como um curso de 4 estrelas, sendo que o mesmo possui uma área experimental de menos de 200 metros quadrados. Outro destaque é o curso de "Ai que ternura ui boiolismo", onde seus arquitetos dão notória contribuição no plano diretor da capital, como por exemplo a jardinagem da cidade. O diferecial do curso de Arquitetura (ou Aiquiternura) é o um fato inusitado de seus acadêmicos constituirem uma classe intermediária de dois cursos, ou seja as ínfimas criaturas que não nasceram homem suficiente para ser Engenheiro Civil e nem mulher suficiente para ser decoradora. Outro curso é Engenharia de Alimentos, que muitos não entendem para que serve. Alguns dizem que é o mesmo que ambiental, outros dizem que é culinária avançada. Para entendermos a diferença, Ambiental estuda a macieira e Alimentos, a maçã.

Agora em 2007, surgiu a maior novidade lá. A Universidade passará a oferecer um curso de Medicina(Açougueiro). Depois que os curandeiros cubanos foram escoltados de volta para a ilha, surgiu a necessidade de novos curandeiros nacionais. Entretanto, surgiu um fato muito interessante: O vestibular de medicina da UFT foi o mais concorrido do país, com mais de 164 vagas por candidato. Alguns estudiosos se arriscam a explicar esse fenômeno, o fato de o Tocantins abrigar a massa mais "desletrada", os estudantes do país inteiro pesaram vestibular para lá, muitos mesmo até sem saber que a universidade não tem instalações para o curso e que o hospital universitário será o HGP (Hospital Geral de Palmas).

Em meados de 2009 surgiu a necessidade de criar cursos de formação para novos desocupados estudantes. Os mais requisitados foram os cursos técnicos de engenharia: assistente de pedreiro "civil" e macacos de poste "elétrica",tais cursos comandados a mão-de-ferro pelo ex-ditador e ex-fuzileiro da asfarc Christian(codinome "Mestre dos magos") que deposto do cargo pela guerra civil e extraditado de seu país de origem por reprovar o presidente em cálculo 1 leciona Insanidade 1,2,3 e 4 atualmente na mesma. Com tamanha repercução do orgulho gay na cidade, a UFT necessitou abrir cursos especificos para viados, travestis e sua mãe seres de alma sensível. Criou-se o curso de Artes que por questão de afinidades só estudam Picasso.Com apoio igualitário aos velhos decrépitos habitantes de palmas da terceira idade, criou-se o curso prático de filosofia de boteco. Tal grupo se reúne toda sexta feira a noite no Hot-Mania e/ou no Karaokê da vila União para debater sobre a funcionalidade intrínseca potencial não aproveitável do pensamento contraditório implícito na quebra das moléculas etílicas oriundas da destilação do concentrado da Saccharum officinarum L. no sangue filosófico(Ou seja, CACHAÇA). Para buscar novos cozinheiros para o Comunitário, criaram o curso de Nutrição (cuja totalidade de alunos foi importada do Taquarí). Para não deixar as patricinhas desapontadas por não conseguir passar em medicina na Unirg, foi aberto o curso de Espermagem Enfermagem. Tal incentivo ao ensino foi concebido pelo REUNI (Restaurante Universitário de Nova Iorque), cuja gororoba precisava ser aperfeiçoada(ta aí nutrição).

Imagem aérea da UFT, onde pode-se ver claramente os blocos A, B e C dispostos em forma de fogareiro

Os Totems - Paranormalidade na UFT[editar]

A UFT é bastante conhecida pelas características paranormais que possui. Os totems são exemplo disso. Sem causa alguma, apareceram esculturas alienígenas na primeira rotatória na faculdade. Muitos dizem que se tratava de mais outro projeto de "Ai que Ternura", ideia sustentada pelo falo de as estátuas serem de pau. Os totems na verdade eram um instrumento de comunicação entre o Reitor Alf Barbiero e Marte. Posicionados estrategicamente, os totems faziam um ângulo de 38º com a linha imaginária formada pelos picos das pirâmides submersas de Atlântida. A UFT recebe constantemente visitas de Ovnis. Os blocos A, B e C estão estrategicamente posicionados em forma de um grande fogareiro, formando uma pista de pouso para naves marcianas.


Bandeira do Brasil
v d e h
Universidades federais do Brasil

Acre: UFAC · UNIBLAH · UFTSMURF | Alagoas: UFAL | Amapá: UNIFAP | Amazonas: UFAM | Bahia: UFBA · UFRB | Ceará: UFC | Distrito Federal: UnB | Espírito Santo: UFES | Goiás: UFG | Maranhão: UFMA | Mato Grosso: UFMT | Mato Grosso do Sul: UFGD · UFB · UFMS · UFPAN | Minas Gerais: UNIFAL · UNIFEI · UFJF · UFLA · UFMG · UFOP · UFSJ · UFU · UFV · UFTM · UFVJM | Pará: UFPA · UFRA · UFOPA | Paraíba: UFPB · UFCG | Paraná: UFPR · UTFPR | Pernambuco: UFPE · UNIVASF · UFRPE | Piauí: UFPI | Rio de Janeiro: UNIRIO · UFRJ · UFF · UFRRJ · IME | Rio Grande do Norte: UFRN · UFERSA | Rio Grande do Sul: · UFCSPA ·UFRGS · FURG · UNIPAMPA · UFPel · UFSM | Rondônia: UNIR | Roraima: UFRR | Santa Catarina: UFSC | São Paulo: UFSCar · UNIFESP · UFABC · ITA | Sergipe: UFS | Tocantins: UFT

Este artigo é um esboço.
E quem o fez, estava preguiçoso.
Você pode ajudar a Desciclopédia se expandi-lo.