Until Dawn

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Até o Amanhecer
Until Dawn cover.png

Jogo localizado também para o português

Informações
Desenvolvedor Supermassive Games
Publicador Sony Computer Entertainment
Ano 2015
Gênero Filminho interativo
Plataformas PlayStation 4
Avaliação 60%
Idade para jogar Livre

Cquote1.png Experimente também Cquote2.png
Eu Sei o que Vocês Fizeram Verão Passado

Until Dawn é um filminho interativo disfarçado de jogo de videogame que traz leves elementos de simulador de crush, exclusivo para PlayStation 4, sendo basicamente mais um dos vários motivos que alguém deve ter um bom PC ou comprar um Xbox One, porque se o exclusivo para PS4 é um filminho de 8 horas (e filminho ruim) só mesmo fanboy para gastar mais de 200 reais numa coisa dessas.

História[editar]

Until Dawn é um jogo totalmente focado no seu enredo, cujo roteiro pode ir se modificando conforme decisões distintas são tomadas pelo jogador e acionam o efeito borboleta, que são decisões que influenciarão no futuro. Obviamente, todas estas decisões tomadas apenas servem para causar uma falsa sensação de efeito borboleta, pois no final das contas as mesmas coisas vão acontecendo independente do que escolha. Por exemplo, não importa que decisões tome, as irmãs irão morrer no começo do jogo.

O jogo começa com um grupo de 10 adolescentes passando férias de verão num chalé isolado no meio das montanhas onde não tem sinal de celular, internet, videogame e absolutamente nada além de bebidas e sexo, o que é totalmente aceitável como únicas opções de lazer, mas infelizmente o dono da mansão na montanha, Josh, tinha duas irmãs retardadas que tiveram que ir para a festa e a presença delas estragava toda a possibilidade de haver alguma orgia que todos estavam tão ansiosos para fazer. Uma dessas irmãs era Hannah, era uma dessas nerds virgens que não sabem se divertir, ou seja, vítima perfeita para sofrer uma pegadinha do Mallandro. O galã da mansão, Mike, vazou nudes dela na internet, mas ao invés de agir como uma pessoa normal, zoando o órgão genital diminuto de Mike, dando uma porrada nele ou simplesmente nunca tendo ido para uma festa chata daquelas, Hannah preferiu sair correndo chorando no meio da nevasca. A sua irmã Beth até tentou resgatá-la, mas elas acabaram sendo perseguidas por um piromaníaco que ao invés de falar "acalmem-se, eu vim ajudar" preferiu ficar mudo, soltando labaredas pro alto com seu lança-chama, usando seus óculos de visão infra-vermelho esperando as irmãs caírem idiotamente do topo de um penhasco,uma quebrando a porra do pescoço e a outra virando mendinga.

E assim o jogo realmente começa, 1 ano depois dessa tragédia, quando os 8 sobreviventes decidem fazer a coisa mais sensata a se fazer após o desaparecimento trágico de duas mulheres numa festa frustrada numa montanha isolada, eles decidem voltar para lá e fazer uma nova festa.

Ao chegarem no local, o grupo se depara com um psicopata que assistiu muito Jogos Mortais e transformou a cabana num labirinto de jogos de mal gosto. O que ninguém sabia é que Josh tiraria a máscara e se revelaria ser o Serginho Mallandro em pessoa, e enquanto ele se regozijava falando "Rá! Bilu teteia! Pegadinha do Mallandro!" os seus amigos estavam à beira de um infarto.

O que ninguém poderia imaginar, é que nas redondezas daquela cabana havia uma fábrica secreta do Guaraná Dolly, um local onde presidiários perpétuos de alta periculosidade eram secretamente submetidos a testes severos, como por exemplo experimentar o novo Dolly Citrus, e assim era analisado efeitos colaterais diversos. Infelizmente a situação saiu do controle e os pacientes todos se transformaram no Gollum (erroneamente chamados de wendigo, no jogo) devido às altas taxas de exposição ao Mal, tal qual o vilão do Senhor dos Anéis ficou deformado daquele tanto por muita exposição ao Um Anel. Cabe então aos jogadores sobreviver ao ataque implacável desses gollums, e no final matá-los todos explodindo a antiga fábrica da Dolly, incendiando os antigos tanques de armazenamento de Dolly sabor laranja, cuja corante que garante aquela coloração de mijo doente é altamente inflamável.

O jogo, todavia, não acaba por aí, pois o antigo cadáver de Hannah, caiu dentro de um piscina de lixo radioativo advindo da antiga fábrica secreta da Dolly, o que a transformou num zumbi-master, e se ela já era forever alone antigamente, agora que ela ficou careca e parecendo o Gollum que nunca irá perder sua virgindade, então revoltada decide matar a todos seus 8 ex-amigos, há não ser que você a exploda primeiro.

Ao longo de toda essa história, entre cada capítulo, há uma seção com um psicanalista (Peter Stormare) que parece tão doente quanto o psicopata que responde às perguntas doentias. Embora haja um certo mistério e curiosidade sobre o que estas cenas representam, elas na verdade querem dizer porra nenhuma, sendo apenas mais uma sandice do Josh.

Jogabilidade[editar]

Decisões importantes são realizadas o tempo tempo neste jogo, afetando dramaticamente o futuro e o curso da história.

Until Dawn oferece ao jogador a experiência única de andar lentamente, andar a passos rápidos e a correr devagar. Esqueça a possibilidade de pular, dar socos, atirar, correr ou qualquer ação que alguém tomaria numa situação de emergência absoluta. Você só anda, vê as coisas no cenário, e assiste o filme.

A jogabilidade é meramente mover o controle pra lá e pra cá, e frequentemente deve tomar decisões, sendo a decisão mais sensata desligar o jogo e ir assistir um filme realmente bom.

Quando há alguma situação de ação, ela é toda desenrolada através de Quick Time Event, de modo que apenas pessoas com seríssimos problemas de coordenação motora podem errar os comandos que aparecem enormes desenhados na tela para você ir lá e apertar o botão.

Personagens[editar]

  • Sam (Hayden Panettiere) - A protagonista e a personagem que é mais sensata de todo esse caralho de jogo sem sentido. Ela é também a única que possui algum tipo de habilidade especial, que é o de ter uma pele aderente à toalhas, visto que ela passa metade do jogo nua só com uma toalha no corpo que nunca cai por mais que ela se mova de todos os jeitos, enquanto qualquer pessoa normal, só de dar uns passos a toalha já cai. Ela é a única personagem que as pessoas se importam e querem que sobreviva, afinal, save the cheerleader, save the world.
  • Mike (Brett Dalton) - O playboy da história, responsável por tirar os nudes de Hannah no começo do jogo, é portanto o personagem odiado pelos nerds (público de jogos de videogame) que veem no Mike toda a frustração que passam na escola ao verem caras como Mike pegando as gostosas. Mas no final das contas, nunca é nenhum nerd que tem coragem de entrar sozinho numa fábrica amaldiçoada da Dolly, e Mike que vai lá matar os gollums que por lá vivem aterrorizando os outros. Esse cara que no começo é um escroto e aquele típico babaca que você deseja que morra, aos poucos você é forçado a gostar dele, já que ele só pode morrer mais pro final, então você vai ter que aguentá-lo.
  • Chris (Noah Fleiss) - Típico nerd inseguro que tenta ser o engraçadão para tentar se firmar num grupo de amigos. 99% das pessoas escolhem cortar ao meio o seu amigo Josh, porque ele tem um crush pela Ashley e todo mundo que joga joguinho idiota assim quer ver personagens se pegando. Mesmo depois de salvar a Ashley umas 8000 vezes, ele só vai conseguir no máximo um beijo, isso se não morrer decapitado pelo chupa-cabra.
  • Ashley (Galadriel Stineman) - Apenas uma garotinha fresca e chiliquenta que não tem muita personalidade mas está ali para ser o interesse amoroso de Chris.
  • Jessica (Meaghan Martin) - Líder de torcida que age como uma putinha mas na verdade esconde o segredo que é virgem, por isso é a maior cu doce de toda escola. É sequestrada pelo piromaníaco da floresta e deixada num alçapão onde todos acham que ela morreu. A maldita some no começo do jogo e você só lembra dela nos 45 do segundo tempo.
  • Matt (Jordan Fisher) - Um escravoceta que só falta lamber as botas de Emily. O jogo, todavia, oferece uma chance de redenção a ele ao oferecer a opção de deixar a puta se foder e pular fora dali, mas caso o jogador insista em fazer de Matt um escravoceta, ele é punido com uma morte horrenda com um dildo atravessando sua garganta. Este pau mandado que só fica obedecendo a escrota da namorada vai morrer logo no início e você nem vai ligar.
  • Emily (Nichole Bloom) - Vadia metida que se acha o máximo. No começo você acha que ela vai logo morrer, mas no final das contas acaba se demonstrando o personagem mais macho do jogo, afinal ela é tão do demônio que vai ser a única que vai sobreviver com mais facilidade (a não ser que você escorregue a faça ela cair naquele moedor de carne).
  • Josh (Rami Malek) - Irmão de Drake, com quem até tem um seriado, também tem duas irmãs gêmeas que morreram no começo do jogo. Ele é o grande merdeiro de toda essa história e toda a merda é culpa dele basicamente, primeiro por ter a ideia de jerico de chamar os responsáveis pela morte das irmãs para o lugar do desaparecimento delas 1 ano depois, depois por ficar fazendo pegadinhas extremas para postar no Youtube, e ainda no final consumir drogas e começar a ver aberrações numa caverna.