Uruana

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Uruana é uma dessas cidades goianas que tanto faz. Comparado com a grande quantidade de cidades bostas em Goiás, Uruana pode até ser considerada mediana.

História[editar]

Resumo de Uruana.

Os primeiros registros de ocupação do local datam de 1924, por José Alves Toledo um pedófilo que fugiu da polícia de Anápolis depois que seduziu e raptou Ana de 14 anos. O sem vergonha encontrou nas matas de Jaraguá um esconderijo ideal para criar sua família, comprou algumas terras griladas nas margens do Rio Urú e construiu seu pequeno rancho onde criava galinhas e plantava melancias para se sustentar. Diz a lenda que o nome da cidade vem de um diálogo entre José e Ana, quando a sua esposa, muito conhecida por ser inocente (burra) pergunta qual o nome daquele lindo rio cheio de piranhas, e seu marido responde "É Urú Ana". A tosca combinação dos nomes pegou, e aquela fazenda passou a ser chamada de Uruana.

O tempo passou, a Ana cresceu, colocou chifre no José, que até fundou uma dupla sertaneja com seu cunhado (provavelmente também corno), em 1937 ninguém mais lembrava como aquela porcaria de conjunto de currais tinha surgido, mas só sabiam que Getúlio Vargas criou a tal Marcha Para o Oeste que expulsava os pobres e miseráveis para o interior do Brasil, longe das capitais, e assim Uruana passou a ser colonizada.

O seu primeiro prefeito foi Jairo Ferreira de Castro, um farmacêutico frustrado por não ter conseguido passar para medicina (como todo farmacêutico), como forma de auto-punição decidiu ir salvar alguma cidade escrota do interior. Fechou os olhos e apontou um lugar aleatório no mapa, não saiu Uruana porque essa bosta não existe no mapa, saiu Ceres, mas Jairo se perdeu no caminho e acabou indo parar em Uruana. Lá colocou em prática todos seu aprendizado jedi curando malária e dengue com o poder da mente, e assim surgia o município.

Em 1946 um bando de pobres aparecem em Uruana procurando emprego depois que terminaram de construir a rodovia que ligava a roça a Ceres, o prefeito mandou eles irem plantar melancias, estão fazendo isso até hoje.

Economia[editar]

Considerada a Capital Mundial da Melancia, Uruana produz 2/3 da produção mundial da melancia. Ao andar pela cidade você só sente aquele cheiro de melancia impregnado em todos becos.

Cultura[editar]

Uruana é reconhecida pela Festa da Melancia onde é possível encontrar melancias, fantasias de melancias, doces de melancias, goiabadas com melancia, sementes de melancia pão de queijo com melancia, bolo de fubá com melancia e camisinhas de melancia. O Concurso Chupa-Chupa é reconhecido mundialmente onde ganha quem chupar mais.