Urupema

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Luís Henrique da Silveira.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

NewBouncywikilogo.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Urupema.

Cquote1.png Mas que treco de lugar a gente se meteru? Cquote2.png
Turistas sobre Urupema

Urupema é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina, próximo da Groewlandia, ou não.

Suas principais características

Urupema com altitude média de 8 mil metros, a mais alta do Estado (ou não), é considerada A CIDADE MAIS FRIA DO PAÍS, apesar de muitos insistirem que esse título é de São Joaquim (NÃO É NÃO!! OS TERMÔMETROS NÃO MENTEM!!!). Estando na nova rota do turismo da Serra Catarinense Urupema apresenta como principais atrativos os rios claros, campos verdes e pinheiros a prova de congelamente, ou não. No inverno, com a ocorrência de neve e fortes geadas as pequenas cachoeiras e vegetação rasteira transformam-se em cristais de gelo mortiferos, trazendo a cidade um clima de paz e tranqüilidade com uma morte rápida e indolor nos gélidos picos daquela cidade. urupema e conhencida como a springfild brasileira por ser uma cidade mesquinha

E a sua história

Urupema (com variantes de arupemba, arupema e urupemba ou putanome) é uma peneira (de palha de gelos) indígena na língua dos kaingangs, do grupo macro-jê. "Uru" tem significado de "água fria, gelada" e "pema", ainda precisa de uma definição, embora os ortográficos desciclopes classificam o "pema" de "lama", o que fica as terras após o seu degelo. Mas em fim, segundo Luiz Nobrega (RJ), Urupema é uma peneira de fibra vegetal, usada para peneirar farinha de milho, farinha de mandioca, etc. Seus primeiros habitantes foram atraídos pela fartura que o pinheiro-do-paraná (embora não sirva para porra nenhuma, nem sequer a sua madeira vale um centavo) propiciava a avifauna e que os alimentava durante meses, quando a rara conífera foi, durante muitos séculos, a base da alimentação indígena na época de maior carência nutricional (outono-inverno) nas serras do Brasil meridional, tendo muitas vezes, salvado também a vida de muitos imigrantes europeus, ou não.

A famosa Cachoeira que congela: nem São Joaquim tem uma, provando que Urupema é a mais fria

Onde com o passar dos anos, o povoado de Santana foi fundado em 25 de março de 1918, por Manoel Pereira de Medeiros após ter passado a era glassial naquela cidade. Em 1923 houve a criação do Distrito de Santana, pertencente a São Joaquim. Em 31 de março de 1938 digievolui-se a categoria de Vila. No ano de 1944 foram encontrados registros com o nome de Urupema, que significa uma espécie de peneira usada pelos índios como foi citado acima. A emancipação final administrativa do Município foi alcançada em 04 de janeiro de 1988 e sua instalação em 1º de junho de 1989, após a propina ao governo do estado para que se torne uma cidade ativa. Urupema, com sua pequena população, acada dia diminuem mais ainda, pois as pessoas não tem empregos e dai vão todos embora para a Lages, principalmente os jovens que querem ser alguem na vida, se obrigam a ir pra la, até para estudar pois a unica escola dai de Urupema não tem muitas qualidade. Urupema tem um unico ponto turistico que esta secando, a cascata que congela, se algum turista vir pra ca, sei la o que vai fazer! Tem apenas um hotel que o atendimento não é dos melhores, e uma ECO fazenda que ouvi falarem que é um pouco boa! Urupema também como qualquer lugar tem suas tribos,que são divididas em:

  • Gaúchos: (Que durante a semana são emos, manos e afins, mas nos torneios do final de semana são gauchos)
  • Manos: (que escutam de 50 cent a eminem mas não entendem porra nenhuma do que escutam,e usam aqueles bonés falsificados facilmente encontrados no Mercado amorim)
  • Idiotas: Os energúmenos que escutam aquelas músicas de retardados (funk) e andam com seus celulares escutando essa porcaria no volume máximo.
  • Rockeiros: Poucas informações pois até onde se sabe existem apenas um pequeno grupo que curte.
  • Coloridos: Pra ver que até num buraco como Urupema essa epidemia gay se espalhou
  • Boleiros: Pessoal que vive jogando no ginásio ou no campo,geralmente mexendo com as meninas que passam no local e depois enchem a cara e acabam brigando.