Van

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Típico sonho de consumo da classe média. Este artigo é sobre um carro.

♫ Puta que pariu, pisa no freio, Zé... ♫

Ele queima óleo, suja sua garagem, solta fumaça e sempre lhe deixa na mão no meio da estrada!
Wikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Van.

Cquote1.png Você quis dizer: Mini Carro Cquote2.png
Google sobre Van
Cquote1.png Você quis dizer: Furgão Cquote2.png
Google sobre Van
Cquote1.png Para ser Perua Escolar,Ambulância,Microônibus,ou trailer é o carro certo Cquote2.png
Comercial de Vans sobre A Van
Cquote1.png De Kombi ou de Van você não ganha mulher. Cquote2.png
Mag sobre Van

Uma carrinha (português europeu) ou furgão ("van") (português brasileiro) ou chapa 100 (português de Moçambique) é um tipo de automóvel utilizado no transporte de carga ou grupo de pessoas. Geralmente é um veículo em forma de caixa com quatro rodas, com aproximadamente o mesmo tamanho e largura de um carro grande, mas mais alto e geralmente com um vão maior em relação ao solo - embora o termo seja muitas vezes aplicados à pick-ups furgões.

O Que É?[editar]

Van, ou furgão, é o veículo, geralmente de carroceria semelhante a um pão de fôrma, que serve para transporte de cargas ou passageiros. A mais popular da categoria sempre foi a Kombi, que só foi ameaçada pela Towner, mas a fábrica foi destruida por Chuck Norris.

Dodge Caravan ou mini-van se chamar assim.

São o tipo de carro mais usado por farofeiros em excursões, por serem mais baratos de alugar que um microônibus. Quando faz linhas de transportes de passageiros em cidades, geralmente ligando o centro à periferia, é conhecida como lotação. Outro uso comum é como ambulância.

Seus Formatos[editar]

Furgão ou van tanto faz!

Pode ser um projeto à parte ou baseado em um sedã, e geralmente oferecem versões com traseira aberta (pick-ups. Existem em todos os tamanhos e formatos, desde pequenas como a Towner, médias como a Kombi, até as versões grandes da Mercedes-Benz Sprinter, com cerca de cinco metros. Veículos maiores do que isso são geralmente classificados como camiões.

Van familiar e japonesa
Van familiar americana

A palavra van deriva da palavra inglesa caravan, que originalmente designava as carruagens cobertas de tecido, (muito utilizadas no período do Velho Oeste americano).

Este modelo começou a ser familiarizado com a foreferada WTF? na mesma época em que essas começaram a sair da favela onde moravam e foram debandar para praias ou sítios em outros estados, outras cidades ou no morro vizinho.

Uso[editar]

Fiat Fiorino, uma das raras vans que não possuem forma semelhante a um pão de fôrma.

Nas áreas urbanas dos Estados Unidos furgões completos têm sido usados ​​como vans suburbanos desde 1971, quando rodeio introduziu uma van que pode transportar até 15 passageiros. Commuter vans são usados ​​como uma alternativa ao carpooling e outros acordos de partilha de passeio.

Muitas empresas móveis usam uma van para transportar quase todo o seu negócio para vários lugares onde trabalham. Por exemplo, há aqueles que vêm para casas ou locais de trabalho para realizar serviços ou para instalar ou aparelhos de reparação. Vans também são utilizados para transporte de pessoas e suas bagagens entre hotéis e aeroportos, para o transporte de passageiros entre estacionamento lotes e seus locais de trabalho e vias junto estabelecidos como micro-ônibus. Vans também são usados ​​para o transporte de fiéis idosos e com mobilidade reduzida e para os cultos da igreja ou para o transporte de grupos de jovens para passeios a parques de diversões, piqueniques e visitam outras igrejas. Vans também são utilizados pelas escolas para dirigir as equipes de esportes para intermural jogos.

Vans têm sido utilizados por grupos de música de turismo para transportar equipamentos e pessoas para locais de música em todo o país, por exemplo, a banda de Portland Agesand Ages converteu uma van de passageiros de 12 assentos para cerca de 15 lugares para levar o grupo de cantores de sete membros em turnê ao redor o Estados Unidos .

Típicas Vans[editar]

Muitos hippies usam a Kombi como casa, já que o dinheiro que serviria para pagar o aluguel de um apartamento é destinado à compra de maconha e gatinhos


v d e h
*Automóveis, atropelamento e fuga
Este artigo cabra ômi é um esboço.
O cão foi qui butou nóis pra iscrevê. Ajude esta bertaféra a matar rênti safada!