Vegetação

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Vegetação é um conjunto de plantas nativas de certo local. A vegetação precisa de luz, calor, umidade e solos favoráveis, e tudo isso vai determinar como será a vegetação do local. Você nunca verá uma alga num deserto ou um cacto na neve. Vegetação é também extremamente importante para a economia mundial. Os homens destruiram a maior parte da vegetação do mundo para gerar economia para seus países. Os homens também se alimentam de vegetação, e precisam destruir a vegetação para plantar outra vegetação que seja comastível. A função mais importante da vegetação é a produção de oxigénio para a atmosfera, se a vegetação entrar em greve, todos vão morrer asficciados.

Os vegetais necessitam de quantidades de água ou umidade variáveis. Dessa forma, pode se classificar três tipos de vegetação quanto à umidade:

  • Vegetação hidrófila: São vegetaois que precisam beber muito, ou seja, são plantas bêbadas. As raízes desses vegetais são pequenas e as suas folhas são grandes para facilitar a evaporação, além de possuírem caules bastantes desenvolvidos. Exemplo: Bananeira.
  • Vegetação xerófila: São vegetais que vivem no seco e gostam de pó, ou seja, são farinheiras. Possui raízes compridas, aprofundando-se bastante no solo para buscar água. Apresenta folhas pequenas e muitas vezes cobertas de ceras, para diminuir a evaporação (perda de água). Possuem também, folhas em forma de espinhos para diminuir a evaporação. Exemplo: Caatinga.
  • Vegetação tropófila: São vejetações que em epócas do ano gostam de beber, e em outras épocas gostam do pó, são conhecidas como total flex. As plantas são de características caducifólias (plantas que perdem as folhas em estações secas ou frias). Exemplo: Cerrados
os animais tem as florestas como suas próprias casas.

Estrutura

Obviamente, uma floresta tem uma estrutura muito diferente da de um deserto ou de um quintal gramado, que são completamente diferentes de um vaso de samambaias ou de um musgo em uma pedra. A estrutura é determinada por uma combinação de interação em fatores históricos e ambientais, e de composição de espécies. Entre a formação da estrutura, conta principalmente a distribuição de vegetais, a altitude e o clima.

Tipos de vegetação[editar]

os oasis são a vegetação do deserto, e são a sl
vegetação quente e seca
v d e h
Matagais em geral