Vilniaus Miesto Futbolo Draugija Žalgiris

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Vilniaus Miesto Futbolo Draugija Žalgiris
Escudo do Žalgiris.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Futbolo Klubas Žacarias
Origem Bandeira da Lituânia Lituânia - Vilnius
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio GLS Stadium
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador Nuvola apps core.png
Melhor Jogador Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Lituano
Divisão A Lyga
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Vilniaus Miesto Futbolo Draugija Žalgiris é, a partir de 2013, o único time de futebol em atividade na Lituânia é só uma equipe de bete-ombro que nas horas vagas joga futebol e é campeã lituana porque afinal estamos falando do futebol lituano.

História[editar]

Fundação[editar]

Este timinho fora fundado em 1946 sob o nome de Futbolo Klubas Žalgiris. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e a anexação da URSS em Vilnius, a população agora havia sido lançada num tédio absoluto, pois não podiam mais ler ou escrever livros, não podiam ter conversas produtivas, não podiam jogar videogame, não podiam ler quadrinhos norte-americanos, enfim, o jeito era jogar bete, e assim surgia a agremiação que batia punheta junto de vez em quando.

Campeonato soviético[editar]

A partir de 1946 passou a disputar o Campeonato da USSR III Grupo 4 Zona 3, junto com o Spartakas Kaunas e o Dinamo Kaunas, no torneio equivalente à terceira divisão de campeonato estadual onde passou vários anos preso, afinal nenhum time de Moscow iria aceitar a possibilidade de uma porcaria de Vilnius participar das primeiras divisões.

Jogou por décadas nas divisões mais podres e esquecidas da União Soviética, onde por jogar com apenas times terrivelmente horríveis pode ganhar suas primeiras competições.

Só em 1987 participou pela primeira vez da primeira divisão do campeonato soviético, notícia que chegou rapidamente a Mikhail Gorbachev, que soube desde então que a URSS já não iria durar tanto ao perceber que até times lituanos estavam jogando, absolutamente todo sinal da falência da URSS que viria a acontecer poucos anos depois. Logo em 1987 conquistou a terceira colocação incrível no campeonato soviético, e com esta colocação a equipe lituana representou a URSS na Liga Europa de 1988–89, onde pagou o maior mico ao perder logo de cara para o FK Austria Wien de 5x2 quando se tornou o primeiro time a permitir que um time austríaco passasse da primeira fase de uma Liga Europa.

Campeonato Lituano[editar]

Com a extinção da União Soviética, o time passou a se chamar Žalgiris-EBSW, mas engana-se quem acha que o time melhorou ao poder jogar sozinho o campeonato lituano que foi então criado a partir de 1991, afinal, os melhores jogadores do time foram embora para comemorar poder finalmente ir para outro lugar no mundo onde se come algo diferente de pão com geleia e sopa. Felizmente isso aconteceu com todos outros times lituanos, então mesmo com um time formado só por roupeiros e massagistas, o Žalgiris se tornou bi-campeão lituano (1991, 1992), mas como os outros times se reformularam e o Žalgiris não, a equipe parou de ser campeão e entrou em decadência, indo disputar até a terceira divisão da Lituânia depois de 2000.

Falência e retorno[editar]

Em 2009 o time finalmente faliu, uma vez que agora a Lituânia era capitalista essas coisas acontecem pois os times agora não eram mais igualmente ruins e sem grana, e sem conseguir mais se sustentar, o Žalgiris faliu e fechou. Porém, era o único time com torcida de toda Lituânia, pelo menos uns 500 torcedores. Cada um desses torcedores doaram 15 vale-refeição, e com a reunião de todo esse dinheiro surgia agora o novo VMFD Žalgiris, que tecnicamente voltou, mas só serviu pra fazer número no campeonato lituano.

Pré-temporada no Brasil em 2015[editar]

Žalgiris perdendo pro GAMA!

As vezes estes times muito desconhecidos são difíceis de dosar o quão ruins são, mas quanto ao Žalgiris, em 2015 todo mundo ficou sabendo como este time é horrível, pois em torneio de pré-temporada jogou a Granada Cup 2015, no qual ficou na lanterna ao perder de 2x0 para o SE Gama e Goiás EC.

Ganhou porém a magnífica Taça Chico Science quando venceu a final o poderosíssimo time brasileiro multi-campeão Santa Cruz FC por 11x10 com gol de goleiro até, mesmo tendo perdido depois para o Vila Nova FC.

Títulos[editar]