Wok

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Madruga1.jpg Pastel de flango, né?

Este altigo foi fablicado na China e pode queblar a qualquer momento. O autor plovavelmente luta Kung Fu e tem uma pastelalia. Não estlague este altigo, pois Jackie Chan está de olho.

Eis um Wok Chinês!

Wok Chinês?[editar]

Wok Chinês (曽凹) é um utensílio da CUlinária Chinesa mais utilizado no Norte Sul Leste Oeste da China para fazer o tão famoso prato da cozinha chinesas o Yakisoba.
A sigla W-O-K quer dizer What Overdose Kooking ou em bom Chinês Williy Oh Kah.

De que é composto o Wok?[editar]

Ele é composto de carbono e é ótimo para manter a comida quente como batata quente...
O carbono nutre a comida e enriquece o sabor! *Mentira* Cuidado ela tem a perna curta.!!!

= Wok no mundo[editar]

Rok Wok - Wok chinês das Filipinas, tido como um dos maiores Wok's do mundo!

Não é só na China que o existe Wok, na Indonésia ele existe também é chamado de Xok Indonês(灩), porém por lá ele entrou em desuso pois não era podido preparar alimentos nele em dias chuvosos...

Já nas Filipinas o Wok é chamado Rok Wok(灤), e é bem maior que o normal dos Wok's.
Como ele não pode entrar nas casas e restaurantes chineses o governo Filipino comprou (Tomou mesmo!) a fábrica dos Rok Wok's a Huin Ki Doi Corporacion. Agora ele é só utilizado em grandes bandejões públicos espalhados por toda as Filipinas.

Na Alemanha o Wok Chinês é conhecido como "Wükkegenheter", geralmente ele é mais utilizado como tampa para panelas alemãs.

No Japão o Wok é conhecido como "Wuka Shinee Zé", porém por lá ele foi banido por motivos de rivalidade e é utilizado clandestinamente.

Na Russia ele é conhecido como "Wokkaskavruska", e serve como copo coletivo de Whisky. (Pensei que os russos tomassem Vodka!!!)

Na Turquia ele é conhecido com "Woçasçal cinéz", e é muito utilizado para fazer um prato típico da Turquia o Klavilashi.

Na Tailândia não existe Wok, ele é apenas uma imitação de um prato de papel com as bordas voltadas para cima.

No Paraguai o Wok é uma mera cópia barata do Tailandes feita de folhas de papel marchê.

No Brasil o Wok tem o nome de Cumbuca de comida, e além de ser utilizado como panela é também usado como pote de água, como prato de ração para animais, como prato para pesagem de meninos subnutridos do Norte Nordeste e também como pinico. Também pode ser usado como cúpula de antena parabólica.

Na Inglaterra o Wok (Chinese Wok) é utilizado como tampa de chaminés das grandes indústrias espalhadas por todo o país.

Homem Grego praticando lançamento de Wok a distância.

Na Grécia ele é mais utilizado em estátuas para compor o ambiente.

Dinastia Wok na China[editar]

Senhor Wok Chou Veh presidente das empresas Huing Ki Doi Corporacion.

O Wok é utilizado geralmente na cozinha mais ou menos nos fundos da casa geralmente em cima do fogão.
Na guerra da China contra a Japão ele foi utilizado como escudo para proteção dos guerreiros chineses porém nesse época a empresa Huing Ki Doi Corporacion teve seu apise de lucratividade deixando o presidente pobre de rico!
Após a dinheirama ganha com a guerra o Sr. Wok Chou Veh tornou-se um dos homens mais influentes da China junto com o engenheiro da muralha da china e o zelador a cidade proibida.

Ele ficou tão influente que foi construído uma estátua para ele feita de ouro, e foi colocada no centro de Pequim.
Após a morte do Sr. Wok Chou Veh a China toda entrou em luto de 10 minutos. Já a empresa foi repassada para o seu filho Wok Chou Veh Jr.
Na sua liderança a empresa não continuou o mesmo sucesso e entrou em falência.

Origem[editar]

Antigo Wok Chinês!

O Wok surgiu no período cretáceo da era jurássica com os antigos Chineses das cavernas que viam a necessidade de depositar suas caças em recipientes de carbono encontrados nas crateras dos vulcões ativos (Bem no centro mesmo). Pois antes os alimentos eram esquentados com paus e espetos de madeira sobre fogo alto...

Então um primitivo Shaolin ("Wok Donk"), teve a brilhante ideia de usar o Wok como chapéu também, e assim surgiu esses chapeizinhos típicos chineses que todo mundo conhece!!!

Chinês primitivo comparando o seu chapéu como o seu Wok!