Xanthos-Letoon

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Mico azul.JPG



O Mico Azul passou por aqui em 500 a.C.!!!



Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Xanthos-Letoon são mais ruínas turcas de uma daquelas capitais das antigas na época que a Turquia era dividida em mais de 8000 reinos, como se fosse um mini-cenário de jogo de RPG. O lugar foi considerado patrimônio mundial por conter as evidências mais antigas do uso medicinal de Phoenix Down e também registros de GTA: Xanthos.

Xanthos[editar]

Xanthos não passa disso aí.

Xanthos, que do miguxês significa Santos, foi a capital da Lícia, um pequeno pedacinho da Turquia sem importância alguma.

Cidade fundada em 600 a.C. por um anônimo, era mais uma dentre centenas de cidades turcas no litoral. Foi invadida por todo mundo por ser uma importante cidade na rota de escravas sexuais. A batalha mais famosa ocorreu em 540 a.C., quando o general persa Aspargo co,andou um cerco a Xanthos. A cidade terminou queimada pelos próprios habitantes que todos cometeram seppuko após assistirem muito Sailor Moon (lavagem cerebral).

Hoje a cidade não passam de ruínas. Arqueólogos cavucam o lugar em busca de não sei o que. Destaca-se o Templo de Sarpédon, o padroeiro da Lícia, parece não ser muito querido no Olimpo foi condenado a ser esquecido em um confim qualquer da Anatólia.

Letoon[editar]

O Letoon são várias ruínas para a veneração de Leto. O Santuário de Leto é o local onde Zeus pulou a cerca, comeu a ninfa Leto, com quem teve os dois filhos Apolo e Ártemis. O local isolado era bom para Zeus poder dar uma disfarçada, mas a ciumenta Hera sua esposa, descobriu a tramoia e condenou Leto a amargar o resto de sua existência nesse local isolado e esquecido lá nos confins da Turquia.

O Letoon passou a ser usado pelos humanos como puteiro, até o dia em que a cidade de Xanthos e o Reino de Lícia faliram.

No século IV até chegou a ser usado por cristãos como dormitório, mas hoje não passa de um bando de ruínas.