Zinco

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Tem sabor de zinco! Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre Zinco

Zinco é um elemento químico que de acordo com a tabela é um metal de transição mesmo não sendo.

Tabela de conteúdo

[editar] História

Todo o incrível poder de dentes de zinco.

As ligas metálicas de zinco são utilizadas desde a antiguidade e ninguém nem sabia que aquele metal branco de segunda era o zinco. O zinco foi popular na antiga Transilvânia para a fabricação de artefatos para caçar vampiros e lobisomens.

Depois que Dioscórides inventou o latão a partir do zinco, o elemento químico virou coisa de pobre.

[editar] Características

Metal sólido na temperatura ambiente, resistente à corrosão, branco, não radioativo, não venenoso, é um metal como outro qualquer. Dá para fabricar uma barra de aço e acertar a cabeça de alguém, é o suficiente.

[editar] Aplicações

O zinco é empregado na fabricação de diversas ligas metálicas de aços de latão e bronze, só metal besta e barato. Telhas de zinco são muito famosas para servirem de piso para sapateado de elefantes com torcicolo em muitas apresentações circenses, essas telhas viraram moda e se tornaram presentes em casas convencionais também.

O zinco também é encontrado nas fórmulas de protetores solares e vaselinas, além de seu gás ser utilizado na gaseificação de refrigerantes de cola.

O zinco tem um importante papel biológico para a biologia humana. Com a ingestão ou inalação[1] de 10 mg de zinco por dia o metal auxilia no metabolismo do sistema imunológico, combate a AIDS e auxilia o olfato. O zinco pode ser encontrado em ostras, carnes de aves e peixes, mariscos, nozes e catchups baratos. A deficiência de zinco no organismo pode causar calvície, impotência sexual, apatia e falência múltipla da próstata.

[editar] Curiosidades

  • O nome original da famosa banda Led Zeppelin deveria ser Zinc Zeppelin. Todavia, a Rainha Elizabeth fã da banda grunge ordenou que o nome fosse trocado para o Led Zeppelin.

[editar] Notas

  1. Não confundir o pó de zinco com outro tipo de pó.
Ferramentas pessoais
Ver e modificar namespaces

Variantes
Visualizações
Ações
Navegação
Colaboração
Votações
(F)Utilidades
Novidades
Redes sociais
Correlatos
Ferramentas
Outras línguas