Zona da Ponte Velha do Centro Histórico de Mostar

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.
DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...A Ponte Velha tem esse nome desde que foi feita

A Zona da Ponte Velha do Centro Histórico de Mostar é uma área onde fica uma ponte muito velha na cidade de Mostar, na Bóstia Bósnia-Herzegovina. Ela conecta a cidade, portanto se for destruída Mostar está ferrada. O exército croata destruiu a ponte, e os bósnios a reconstruiram. Como ela foi reconstruída recentemente, deveria se chamar Ponte Nova.

A Ponte Velha agora está nova, mas ainda é velha (WTF?)

Mas ela continua sendo chamada de Ponte Velha, já que os bósnios são preguiçosos demais até para mudar o nome de uma ponte. A ponte é protegida por duas torres. Quer dizer, as torres deveriam servir como escudo, mas se elas realmente protegessem a ponte ela não seria destruída. Claramente se percebe uma deformação na Ponte Nova Velha, já que o meio dela está mais alto do que o resto, mas isso não faz muita diferença porque se dá para cruzar o rio, e desnecessário prestar atenção nos defeitos.

História[editar]

A Ponte Velha foi construída por um sultão Império Otomano para substituir uma outra ponte, esta feita de madeira que estava apodrecida e presa por uma corda feita de pano velho. Se os bósnios não tinham dinheiro para fazer uma ponte decente, o sultão otomano decidiu dar de presente uma verdadeira ponte, já que os bósnios deixaram os turcos os dominarem e ainda se converteram ao Islamismo voluntariamente.

Na época a engenharia era muito primitiva, e qualquer ponte era um marco na tecnologia. Com a Ponte Velha não foi diferente, e ela foi uma das maiores pontes do mundo, já que na época mal existia o conceito de ponte. Mas uma dúvida ainda enche o saco dos especialistas: Se hoje ela é chamada de Ponte Velha, quando foi construída qual era o nome dela? Uma ponte recem-construída não pode ser chamada de Ponte Velha. Ou será que pode? Ou era Ponte Nova?

Destruição[editar]

Isso não importa. Ela foi construída, por falta de criatividade colocaram o nome de Ponte Velha e por anos funcionou normalmente. Até que os croatas destruíram a ponte. Na Guerra da Bósnia, a Croácia dominava a região de um lado do rio Neretva (cruzado pela ponte). A Bósnia, o outro lado. Os croatas tiveram o plano de destruir a ponte para que a Bósnia ficasse com um patrimônio mundial a menos.

Então chamaram o Capitão Croácia,que destruiu a ponte. Mas os croatas esqueceram que aquela ponte é o único meio de invadir a Bósnia-Herzegovina, e sem ela a Croácia não poderia dar o ataque final. Depois que perceberam a burrice, eles desistiram de destruir os Bósnios. Ainda havia os servos, mas isso é outra história. Depois da guerra, a ponte foi refeita com o mesmo nome, apesar de não estar mais velha.