Desreceitas:Cerveja mais barata ainda

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Receita.jpg

Este artigo é parte do Desreceitas, a sua biblioteca de receitas e fórmulas


Tem como fazer uma cerveja mais barata que a cerveja barata cuja receita foi divulgada aqui na Desciclopédia? Bom, o pior, aliás, o melhor é que tem sim como baratear ainda mais os custos.

Ingredientes[editar]

  • Após fazer a cerveja barata da desreceita mencionada sobra um monte de bagaço; vamos reaproveitá-los;
  • Também sobre um monte de erva de amargor usada na receita anterior, também usaremos isso;
  • Colocar uma bacia ao relento pra captar água da chuva, que é gratuita;
  • Finalmente, quando se faz a cerveja normal, o fermento consome açúcar e cria álcool, mas isso não é aula de ciência; só importa saber que sobra um monte de levedura viva ao fim das garrafas, e usaremos esse fermento mesmo.

Modo de fazer[editar]

O modo de fazer é quase o mesmo de qualquer cerveja, mas há algumas mudanças. A água e o bagaço vão juntos na panela, e ficam por meia hora ali, até extrair o último suco que tiver nesse resto de farelo. Limpa-se o caldo, deixa ferver por meia hora também, porque o gás de cozinha tá caro, e nos dez minutos finais se coloca o resto de erva, que pode enfiar solto mesmo no caldo, pra ver se ainda sai alguma amargura na cerveja além da amargura que a vida de pobre causa. Limpa-se novamente, coloca-se em garrafas pet, insere o fermento já usado, e precisamos agora aguardar um mês até que haja um milagre e que se faça a cerveja! O gosto não deve ser dos melhores, mas esta receita custa alguns poucos centavos e rende litrões.

Ver também[editar]