Desreceitas:Vinho de limão

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Receita.jpg

Este artigo é parte do Desreceitas, a sua biblioteca de receitas e fórmulas


Mais um descíclope satisfeito com as desreceitas fáceis e baratas

Vinho de limão é uma bebida chique, refrescante, barata e fácil de fazer. Pode-se usar ingredientes que estejam à disposição em casa e impressionar as visitas. Se a vida der limões, faça um bom vinho.

Ingredientes[editar]

  • Água de torneira;
  • Limões que já estejam perto de apodrecer, em vez de jogar fora, dá pra usar na receita;
  • Bastante açúcar;
  • Fermento de pão, mas se você for um cervejeiro que já faz cerveja barata pode usar a própria lama de levedura que usou na cerveja.

Materiais[editar]

  • 2 Garrafões pet grandes.

Modo de preparo[editar]

Espremer o suco de limão meio estragado, removendo sementes e as demais tranqueiras que o limão soltar, tipo aquelas pelezinhas chatas e azedas que costumam cair. Jogar água suficiente para aumentar o caldo e tacar açúcar com vontade. Misturar bem esse líquido, colocar dentro do garrafão pet, e tacar o fermento. Após jogar o fermento, dar uma boa mexida pra misturar bem e fazer bastante espuma, fechar o garrafão pet e deixar num cômodo perdido por um mês ou mais.

Após um bom tempo de amnésia, quando lembrar que havia feito o vinho, vá até o cômodo e note que a mistura já clarificou e ficou bem bonita, até razoavelmente apresentável. Talvez a garrafa de plástico esteja estufada igual pânceps de alcoólatra, mas isso é normal - é o efeito que a levedura causou na bebida, que ficou alcoolizada. Pegue o garrafão com cuidado pois se derrubar no chão vira uma bomba atômica, esvaziar o conteúdo do garrafão em outro garrafão previamente limpo, tomando cuidado pra não jogar junto as merdas que restaram da bebida e a lama de levedura; deve-se jogar apenas o líquido limpinho.

Após a limpeza e transfega do vinho límpido, colocar na geladeira, congelador ou qualquer buraco disponível na falta de eletrodomésticos, esperar mais uma semana para a maturação e finalmente seu vinho de limão está pronto. Saboreie sem moderação.

Considerações[editar]

Esse vinho de limão combina com queijo muçarela duro e velho de geladeira e salsicha cortada em rodelas como aperitivo.

Por que o título é "vinho de limão" e não "vinho de limão barato"? Bom, quem faz esse vinho de limão já faz com a intenção de não gastar, já é algo intrinsecamente pobre, igual pão com ovo, não há necessidade de classificar algo pobre como pobre.