Linguagem de programação
![]() |
Está a ver uma edição anterior arquivada desta página feita por Repetition (Discussão | contribs) em 21h01min de 24 de agosto de 2020. Esta edição pode ser muito diferente da última edição feita na página. O endereço URL mostrado no navegador é uma ligação permanente para esta edição. |
Você tem sentimentos? Você sente dor?.
Alan Turin sobre Teste de Turing
Das ist ein Idioten!
Konrad Zuse sobre Plankalkul
Ah!! Uma Barata!
Grace Cooper reportando o primeiro bug
Origens e Motivações[editar]
Depois que inventaram o computador , perceberam que ele não servia prá nadá, digo, para nada. Durante milhares de anos o computador ficou relegado a segundo plano e apenas calculadoras eram usadas! Mas um tecelão francês chamado Jacquard criou o primeiro programa para suas máquinas de fiar. Com inveja, Blaise Pascal inventou a linguagem Pascal para jovens com retardamento mental. Naquela época os computadores ainda eram muito rudimentares e não foi possível utilizar de forma satisfatória todos os recursos das Linguagens de Programação. Muito tempo depois Charles Babbage criou a máquina Diferencial prá fazer subtrações e a máquina Somatorial para fazer somas... como dava um trabalho do caralho muito duro construir máquinas para cada uma das operações, ele pediu à sua amante assistente Lady Ada Lovelace prá resolver essa porra e foi dormir. Ada então criou a Linguagem de Programação Ada, muito utilizada na Guerra do Golfo pelos Militares Americanos.
Teoria[editar]
A ideia principal de uma Linguagem de Programação é a complicação. Quanto mais complicada melhor! Para isso um grupo de estudos foi formado para regulamentar a complicação adjacente a uma LP. O grupo seria chamado de GPCL ( ou Grupo Para Complicar a Linguagem ) mas resolveram chamar de W3C pois era mais complicado. O importante seria o uso de símbolos estranhos, pois isso facilitaria muito a writability de um programa e às favas com a readability! Achou complicado? Era essa intenção...ADA FOI A QUE CRIOU A LINGUAGEM.
Compilada ou Interpretada[editar]
A primeira decisão de um projeto de L.P. é saber se ela será Compilada ou Interpretada. Consultamos o célebre Teórico de Linguagens de Programação o sr. Sebesta que nos explicou "Uma LP compilada precisa de um Compilador, enquanto que uma LP Interpretada precisa de um Interpretador..."
A nomeclatura compilada surgiu pela performance vemos uma grande diferença, visto que liguagem compilada é mais rápida pois parte-se do principio que a linguagem está pilhada (toxicos) por tanto tem suas origens de compilhada.
Já a linguagem interpretada tem a origem de seu nome atribuida a parte dela ter sido desenvolvida por africanos torcedores do internacionale de Millao.
Konrad Suze e a sua PlanKalkull[editar]
Em 1937 Konrad Suze inventou a mais completa Linguagem de Programação que já existiu. Contava com estruturas de dados avançadas, com suporte a rede, garbagge collector, era funcional, lógica e Orientada a Objetos, sem deixar de ser imperativa. Tinha tipagem forte e dinâmica, suporte para objetos gráficos e uma ampla coleção de API's ou módulos prontos para serem usados. Suze levou muito tempo bolando sua LP e escreveu diversos manuscritos que escondeu perto do Mar Morto. Só faltava um detalhe para ele ser o maior gênio da história da humanidade: um computador... Mas ele não se entregou e construiu no porão de sua casa um avaçado sistema de 64 bits, com HD de 6 terabytes e uma memória RAM de 60 gigabytes... Mas quando estava terminando o protótipo do seu monitor LCD, bombas aliadas destruiram o seu porão e quase nada pôde ser salvo... Só em 1973 uma equipe de cientists fez a descoberta dos manuscritos do Mar Morto. Suze ainda desenvolveu uma grande quantidade de simulações para a II Guerra mundial. Se Hitler tivesse usado suas táticas, certamente teria vencido a guerra!
Para se ter uma ideia da potência do artefato linguístico de Konrad, aqui vai um exemplo:
- Exemplo:
Program "Munden Dominatenem für einen kleinen timenem"
beginen
- usen modulen (reich victorien.suz)
- destroienen_das_alieden_forces_und_panzer()
- exterminen_das_judish_und_emos()
- Victorien!(Heil Hitler)
endenen
Konrad morreu justamente quando estava escrevendo um programa em sua linguagem superpoderosa que iria resolver todos os problemas do mundo, inclusive o da fome e o do rebaixamento do Corinthians.