Ácido-base de Brønsted-Lowry

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Etanol1.jpg Este artigo é relacionado à química.

Não confunda cloreto de sódio com cianeto de sódio... ou cloreto de césio.


Cometinha.jpg Este é mais um artigo com pretensão pseudo-científica, portanto, seu autor é um desocupado mentiroso que não diz coisa com coisa.


Cquote1.svg Quem que fez essa merda? Cquote2.svg
Aluno sobre Brønsted e Lowry, os autores da teoria
Cquote1.svg É uma teoria simples... Cquote2.svg
Profesor de Química, mentindo, sobre a Teoria de Brønsted-Lowry
Cquote1.svg O que é um próton mesmo? Cquote2.svg
Loira da turma sobre parte da teoria

Thomas Noku Lorwy, durante os estudos para desenvolvimento da teoria.

A Teoria Ácido-Base de Brønsted-Lowry é mais uma tentativa (falha) de explicar as reações que ocorrem entre e com ácidos e bases (álcalis), no caso, seria uma adaptação mal feita da Teoria de Arrhenius, que já era de nascença meia-boca. Os físico-químicos Bucefalus Brønsted e Thomas Noku Lorwy, ao observar a importância do íon H+ para que as reações ocorresem a gosto, decicdiram usá-lo como fundamento fundamental para a concepção da teoria.

A Teoria[editar]

Segundo Brønsted e Lowry, um ácido e uma base só podem se tornar corrosivos e queimar até o osso se o ácido liberar o H+ e a base liberar o OH-. Do contrário, apenas tem uma acidez ou uma alcalinidade potencial, mas não utilizável (muito semelhante à potência sexual). Outro importante (ou não) aspecto diferencial correlação à teoria de Arrhenius é o fato das substâncias não necessitarem estar na água para bricarem reagirem.

Embora essa teoria tenha superado melhorado a teoria de Arrhenius, nenhum dos seus desenvolvedores ganhou o Nobel ou nenhum outro prêmio qualquer, o que deixou os mesmos muito tristes. No entanto, continuaram as pesquisas, contribuindo muito (ou não) para o desenvolvimento da ciência.

Essa teoria também tem uma limitação: é necesário que sempre eczista o íon H+ para que o ácido e a base possam agir de forma maléfica. Sem o H+, os ácidos e as bases continuam mansas inertes quimicamente. Para corrigir este erro, o cientista Lewis Hamilton criou uma nova teoria, que consegue explicar de forma geral e total a ação dos ácidos e das bases (finalmente), conhecida por Teoria Ácido-Base de Lewis.

Ver também[editar]