Club Deportivo Águila

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
(Redirecionado de Águila)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Club Deportivo Águila
Escudo do Águila.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Club Deportivo Pollo Negro
Origem Bandeira de El Salvador El Salvador San Miguel
Apelidos
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio
Capacidade
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador da história Nuvola apps core.png
Melhor Jogador da história Crystal Clear action bookmark.svg.png
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Salvadorenho
Divisão 1º divisão
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Club Deportivo Águila é um time de futebol coadjuvante de El Salvador. A sua real capacidade esportiva não é possível de compreender e medir, pois os melhores times de El Salvador são tão bons quanto o XV de Jaú, então alguém pior que isso, que é o Águila um time salvadorenho mediano, fica impossível para as leis da física e da matemática atual mensurar.

História[editar]

Fundação[editar]

O Águila foi fundado em 1926 como clube de beisebol, futebol e basquete simultaneamente, ou seja, o famoso combinado nórdico, um esporte que não possui faltas e o objetivo é nocautear o adversário. O futebol normal como conhecemos não chegou a El Salvador até hoje, mas o time do Águila se considera uma equipe de futebol mesmo assim desde aquela época antiga.

Profissionalização[editar]

Em 1956 o futebol do Águila se profissionaliza. Houve muita resistência da sociedade salvadorenha, afinal ninguém merecia receber salário para jogar um futebol tão horroroso, esses anos de incerteza fez o Águila oscilar na tabela nos seus três primeiros anos, até conseguir ser campeão nacional em 1959.

Década de 60[editar]

A vitoriosa década de 60 foi marcada pela conquista de três bi-campeonatos, embora um deles tenha sido invetado e não é contestado porque ninguém se importa mesmo.

Liga dos Campeões da CONCACAF de 1976[editar]

O Águila tem um título de Concachampions pra se orgulhar, o de 1976. Apesar de normalmente só apanhar e perder neste torneio continental, nesta edição deu muita sorte de não enfrentar nenhum clube tradicional. Após passar por uma pequena seletiva num triangular reunindo times sub-12 de Honduras, enfrentou o Diriangén na decisão da qualificatória centro-americana, adversário que foi superado pelo módico placar agregado de 11x2.

O fato do Águila ter tomado 2 gols de um time da Nicarágua botou em dúvidas a capacidade do clube, que foi para a semi-final contra o Club León do México. O Águila como qualquer time da América Central sempre perde para os times mexicanos. Após empate por 1x1 em, casa a eliminação já parecia garantida para o jogo de volta, mas o León decidiu abandonar o torneio por considerar jogar contra o Águila tão desprezível quanto dar atenção a um verme subindo em sua bota, então por w.o. o Águila sagra-se campeão da CONCACAF.

O Águila ainda jogou uma final contra um time café-com-leite advindo do Caribe, o SV Robin Williams do Suriname, de quem venceu por 8x3.

Anos 2000[editar]

Após o título continental cagado de 1976, o Águila aceitou bem a realidade de que nunca mais ganharia tal torneio, e passou a se dedicar a ser apenas coadjuvante a nível salvadorenho, se contentando em ser freguês do FAS e do Isidro Metapán de quem não venceu ainda depois de 2000.

Títulos[editar]

  • Campeonato Salvadorenho 17 vezes (1959, 1960, 1963, 1964, 1968 - 1969, 1972 - 1973, 1975 - 1976, 1976 - 1977, 1983 - 1984, 1987 - 1988, Apertura 1999, Torneo Apertura 2000 Clausura 2001, Clausura 2006, Torneo Clausura 2012, Torneo Clausura 2019, e Torneo Clausura 2022)
  • Liga dos Campeões da CONCACAF 1 VEZ (1976)