Alavanca

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Albert e.jpg Este artigo é relacionado à física.

Cquote1.png Pega firme para ativar. Cquote2.png
Alexandre Frota sobre alavanca
Cquote1.png Meu instrumento preferido. Cquote2.png
Clodovil sobre alavanca
Cquote1.png Eu uso muito no meus lazeres. Cquote2.png
Adriane Galisteu sobre alavanca

Sobre[editar]

Olha a força desta alavanca, igualzinho a minha, só que mais grosso.

Na física, a alavanca ou la vanca é um objecto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto (resistência), como um ponto apertado. Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos. O princípio da força de alavanca pode também ser analisado usando as leis do batman.

Como surgiu a Alavanca[editar]

Não parece levantar esse tipo de alavanca, mas ao menos ela é resistente ao peso aplicado, podendo encarar até em campos mais pesados.

Tudo aconteceu à 3000 anos atrás, quando a Hebe Camargo estava namorando o Hansés I, eles estavão criando uma Pirâmide em homenagem aos 100 mil anos da Dercy Gonçalves. Porém, aquelas pedras erão pesadas pra carálho e como naquela época não inventarão remédios que fortalessecem o corpo sem precisar de treinamentos ou máquinas de levantar peso, ficava bem mais difícil de fazer o trabalho.

Mas daí, um grande engenheiroque após uma partida de Truco com o Rambirno IV, ele teve uma brilhantissima ideia de usar um pau grande para poder levantar coisas pesadas com mais facilidades. Deu certo, as pedras puderão fácilmente ser reerguidas e o trabalho da construção das primeiras pirâmides para a Dercy foi um grande sucesso. Aquela grande engenhoca, então foi chamado de ‘’’Alavanca’’’, em homenagem ao cara que perdeu o Toba, mas ganhou outra coisa, que podia reerguer até 300 kilos de tão grande e grosso era a tal Alavanca do Rambirno IV.

Força e alavancas[editar]

A força aplicada em pontos de extremidade da alavanca é proporcional à relação do comprimento do braço de alavanca medido entre o fulcro e o ponto da aplicação da força aplicada em cada extremidade da alavanca, ou seja, quanto maior e duro, melhor será, ao menos para as mulheres e alguns indecisos. Para os Noobs que não entenderão o conceito da força e alavancadas, ela usa a força do pau ao seu tamanho, quanto maior e mais grosso, fica melhor de reerguer um certo tipo de peso.

As alavancas[editar]

Uma amostra de uma alavanca, embora não seja para uso interno.
  • O peso P representa a resistência aplicada no ponto B, o ponto O é o ponto de apoio e a força representa a potência aplicada no ponto A.
  • O da força com relação ao ponto O é tal que faz girar o sistema no sentido horário e depende do módulo da força peso e da distância, ou seja, ela faz com que a pessoa, ao ativar a alavanca,pela potência do atrito que são aplicadas.

Classificação das partes alavancadas[editar]

Arquimedes20alavanca.gif

Podem ser classificadas em:

  • inter-fixa onde o ponto fixo fica entre o peso e a força ;
  • inter-resistente onde o peso que representa a resistência está entre a força e o ponto fixo;
  • inter-potente onde a força está entre o peso e o ponto fixo.

Ver Também[editar]

As 4 máquinas simples da mecânica moderna

Alavanca | Plano Inclinado | Roda | Roldana