Amphisbaenia

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Anfisbena
Não é cobra, não é minhoca, não é anfíbio, não é pênis cortado fora, não é lombriga, não é tênia... por eliminação então é uma anfisbena
Não é cobra, não é minhoca, não é anfíbio, não é pênis cortado fora, não é lombriga, não é tênia... por eliminação então é uma anfisbena
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Acordados
Superclasse: Quadrúpedes
Classe: Dinossauros
Ordem: Acamados
Subordem: Enfisema

Cquote1.png Você traiu o movimento réptil, véio Cquote2.png
Serpentes sobre o hábito das anfisbenas se comportarem como minhocas anelídeas

Amphisbaenia é o nome comum dado a um grupo de cobras que mais parecem minhocas nojentas, comumente conhecidas como Anfisbena, mas também são chamadas de uma pancada de outros nomes, afinal por serem poucos estudadas, cada um que se depara com estes animais resolve dar seu próprio nome a eles, como cobra-cega, cobra-de-duas-cabeças, ibicara, ibijara, licranço, mãe-de-saúva, rei-das-formigas e ubijara.

Anatomia[editar]

Estes animais tem como principal característica a ausência total de patas sendo sua anatomia composta unicamente e exclusivamente de uma longa cauda que compõe todo seu corpo gelatinoso e pegajoso. Caracterizam-se por possuírem além da cauda que formam 95% de seus corpos, uma cabeça dura (ui) ideal para ficar sarrando o solo molhado onde gostam de imitar minhocas e se enterrar.

São animais carnívoros, alimentando-se pequenos insetos que adentram incautos suas tocas, pois a última coisa que um inseto pensa quando entra num buraco quentinho e aconchegante é que viva uma anfisbena lá dentro, eles nem sabem o que é uma anfisbena de tão desconhecidas. O sistema digestivo das anfisbenas é primitivo e dotado de um ácido corrosivo que quebra as moléculas de seu alimento.

Não são peçonhentas apesar dos dentes afiados e da mordida que dói uma lástima, do contrário seria uma serpente e não uma anfisbena. Seus dentes são muitas vezes postiços, comprados em lojas de fantasias, naquele kit da fantasia do drácula que vem os dentes pontiagudos de vampiro.

Comportamento[editar]

As anfisbenas são animais répteis com um gravíssimo transtorno de identidade, pois são répteis e deveriam teoricamente ser o terror da natureza como os crocodilos ou lagartixas, mas preferem ter hábitos subterrâneos e adoram se disfarçar de medíocres minhocas, sendo estes os únicos répteis escavadores existentes.

Famílias[editar]