Bandeira de Cuba

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Cuba
Bandeira cuba.png

Bandeira da Cuba nas cores azul, branco e vermelho que representam o símbolo heráldico comunistas da liberdade, igualdade e fraternidade. Consiste em cinco listras azul e branco representando as ondas da Baía dos Porcos com aquele triângulo vermelho simbolizando o sangue que foi derramado lá, e claro o brasão do comunismo que representa o atraso do país.

História[editar]

O criador da bandeira foi Che Guevara em 1903, que inicialmente queria algo como a bandeira da Argentina (de onde você acha que vem aquelas listras azul e branco?) mas os comunistas tinham que colocar algo vermelho na bandeira símbolo do sangue sempre derramado durante as revoluções do proletariado.

O resultado daquela bandeira anticolonialista e antiespanhola foi uma bandeira que de longe pode ser confundida com a bandeira dos Estados Unidos, o que explica porque os americanos abriram um monte de cassinos por lá até Fidel Castro banir todos os cães do país.

A União Soviética faliu em 1992, mas como em Cuba não tem Internet, jornais ou qualquer ligação com a civilização, eles não sabem disso até hoje, por isso mantêm a bandeira.

Significados[editar]

  • Azul - Simboliza o Mar do Caribe.
  • Branco - Simboliza o sabonete para tomar banho na praia.
  • Vermelho - Simboliza o comunismo.