Barahir

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
NovoWikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Barahir.
Finrod quando descobriu que deveria cuidar de um anel tosco e não da filha gostosa dele

Cquote1.png Fique com o meu anél, que isto possui poderes que você nunca imaginaria que existisse. Cquote2.png
Barahir para Finrod
Cquote1.png Eu ter o seu anél? Cai fora meu, que sou espada! Cquote2.png
Finrod demonstrando todo o seu respeito ao Barahir

Barahir (parido em 402-460, se fudeu com idades entre 58 anos) era um homem aboiolado da Terra-média, herdeiro da Casa da Mãe Joana na Primeira Era e mais famoso como o pai de Beren Erchamion.

Sua história[editar]

Barahir vivia com doze companheiros no altiplano de Dorthonion, próximo a Sauna Gay. Eles foram denunciados à Sauron por Gorlim os infelizes, por praticarem meia nove naqueles locais inapropriadamente. O resto eram companheiros de Barahir Gildor, Belegund, Baragund, Urthel, Dagnir, Ragnor, Radhruin, Dairuin, Arthad e Hathaldir. Filho de Barahir Beren escapou do abate e viveu um grande destino.

Mais cedo, Barahir lutou na Dagor Bragollach ("desta vez ele lutou mesmo"), salvando Finrod Felagund a vida. Para isso, ele recebeu o Anel de Barahir , que era então entregue para baixo da linha da família.

Cuide bem do meu anél que ele será muito importante para o seu destino e da humanidade. E o mais importante, se for usa-lo, não esqueça de passar vaselina para enfia-lo com mais facilidade.

Essa foi a mensagem deBarahir para o Finrod, antes dele ser traido pelo Gorlim e ser morto por causa da sua traição, tendo o cargo do novo dono do anél em vingar a morte dele.

Sua etimologia[editar]

Barahir é um Sindarin palavra e é composto por bara ("ardente; ansioso") + hîr ("mestre velhaco").

v d e h
Universo Tolkieniano
LOTR.png