Bleda

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Este artigo é relacionado à história.

E vive a American Way of Life

D opressaoromana.jpg
Bleda e Átila brigando

Bleda foi um comandante huno, irmão de Átila. Bleda é classificado pelos historiadores como um Luigi huno, ou mais precisamente um Waluigi, o típico sidekick pateta que não faz nada de bom e ainda fica com inveja do irmão mais relevante.

Juventude[editar]

Bleda provavelmente nasceu em 390, o que é uma estimativa, pois ninguém teve coragem de perguntar a ele sua data de nascimento. Era o filho mais velho e com isso, o preferido de seu pai Mundíuco, mas com o passar do tempo Átila foi mostrando mais... talentos, o que fez a família voltar as atenções pro caçulinha. Nascia aí uma rivalidade fraternal mais feia que aquelas das sitcoms, um eterno arranca-rabo.

Bleda e Átila eram sobrinhos do rei huno Ruga, que sendo um bom playboy não deixou filhos, mas gostava muito de seus sobrinhos e os prometeu que herdariam o reino após seu morrimento. Mas não querendo sacanear um escolhendo o outro, os fez abraçarem e jurarem pro tio que reinariam dividindo os brinquedos. Bleda e Átila concordaram, mas eles tinham outros planos.

No poder[editar]

Bleda e Átila unidos

Com o empacotamento de Ruga, frito na chapa igual um nugget por um relâmpago, Bleda e Átila sobem ao trono em conjunto, pois é melhor dois hunos na mão do que um voando. Bleda, grande otaku, convence o irmão a começarem trocando a rotineira invasão romana por umas férias no Oriente, um baita fracasso pois eles não contavam com o calor infernal e nem o general persa Dhalsim.

Ressabiados, os Huno Brothers mudam de planos pra Europa Ocidental de novo, e agora era pior, pois eles estavam pilhadaços. Em 440 os irmãos reaparecem na porta de Roma e para aquecer vão pilhando vilarejos e aldeias que ninguém ligava, enquanto o mané do Teodósio II movia seus exércitos de War achando que poderia recusar demandas dos hunos.

Grave erro, pois Bleda e Átila voltaram para mostrar prazinimiga quem manda e o resultado foi um verdadeiro vareio em bundas carcamanas. O imperador aceita uma nova paz mediante uma simples indenização de 6.000 libras de ouro pelo descumprimento dos tratados anteriores mais outras 2.100 por ano, tudo saindo de seu próprio bolso é claro.

Fim de Bleda[editar]

Mas, reparou que a maioria das menções ao Bleda no artigo são "Bleda e Átila", tipo um Chris e Greg medieval? Pois é, o Império Huno começou a ficar pequeno para a dupla. Um dos dois tinha que ceder e quem levou a pior foi Bleda, que partiu pro andar de baixo após um insuspeito acidente de caça, permitindo assim a Átila assumir o controle total dos hunos.

O resto já sabemos, o flagelo de Deus monta em seu cavalinho e institui aquela desgraceira guerreal na Europa que todos ouvimos nas aulas de história, livre de manos chatos para atrasar seu lado e tomar suas pilhagens.

Contudo, a morte não significou o esquecimento de Bleda. Vez ou outra algum aspirante a cineasta tem a ideia de fazer um filme ou série sobre Átila e descobre que o huno tinha um irmão, papel que logo é entregue a algum ator de filme B.

Precedido por
Ruga
Uno.jpg
Rei dos Hunos

435445
Sucedido por
Átila

Viking.jpg
v d e h
Os bárbaros vêm aí... Olê olê olá!