Câmara Municipal e Estátua de Rolando no Mercado de Bremen

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Cquote1.png Nunca vi prédio mais velho do que esse Cquote2.png
Idoso sobre Câmara Municipal de Bremen
Cquote1.png AAAAAAAAAAAAAAAAAA Cquote2.png
Você sobre a deformada Estátua de Rolando

A Câmara Municipal e Estátua de Rolando no Mercado de Bremen são duas coisas: Uma Câmara Municipal, aonde trabalham os bandidos mais perigosos de Bremen (uma cidade da Alemanha) e uma estátua de algum desconhecido chamado Rolando (sim, isso é um nome de uma pessoa). Essas obras entraram na Lista de patrimônios mundiais da UNESCO recentemente, agora Bremen pode se gabar por abrigar um trambolho reconhecido mundialmente.

Câmara Municipal[editar]

A câmara municipal, aonde os políticos roubam trabalham.

A Câmara municipal de Bremen foi criada em 1400 e lá vai pedrada. Nessa época, Bremen queria entrar na liga Hanseática, uma organização não tão secreta que tinha o objetivo de dominar o mercado de quinquilharias da região. Um dos requisitos para participar da organização era a cidade candidata ter um local de trabalho para os ladrões que dominavam a cidade (ninguém sabe o motivo disso).

Bremen, apesar de ser considerada uma cidade (mesmo minúscula), não tinha uma câmara municipal. Na verdade, ela não tinha nada. Então, para ser admitida na Liga, o prefeito ordenou a construção de uma câmara municipal. Diferente das outras obras, essa não beneficiaria a população em geral, e sim apenas o prefeito e outros políticos. Por isso, ela foi feita com o maior cuidado, tendo muitos detalhes e sendo construída com uma mão-de-obra especializada.

O prefeito chamou vários arquitetos que recebiam milhares e milhares de reais apenas para desenhar uma casa. Quando finalmente terminaram as obras (cerca de 24 anos depois), Bremen não tinham mais dinheiro para futuras reformas na câmara. Por esse motivo, a Câmara Municipal nunca foi reformada, mantendo a arquitetura ultrapassada até hoje (talvez por causa disso que esse prédio é considerado um patrimônio).

Estátua de Rolando[editar]

A Estátua de Rolando, com o escudo mal colocado (ele está torto).

A Estátua de Rolando em Bremen é uma estátua nem tão grandiosa para ser considerada um patrimônio. Ela homenageia um tal de Rolando, que foi um personagem das histórias infantis da época, aonde ele guerreava contra os bandidos (ou algo assim). Na Europa Central, de tanto verem essas histórias na infância, as pessoas achavam que Rolando era o máximo, uma espécie de Chuck Norris do passado.

E nas cidades, eram erguidas estátuas dele porque as pessoas achavam que quando elas seriam atacadas por um exército invasor, a estátua ganharia vida e pra variar teria poderes cabulosos, capaz de desintegrar os invasores. Com Bremen não foi diferente. Para se sentirem mais "protegidos", os políticos ordenaram a construção da estátua perto da Câmara Municipal. Comparada a outras estátuas mundo afora, a de Bremen é minúscula. Mas para seus moradores, isso não importa, porque a Estátua de Rolando para eles ganhará vida através de uma macumba bem forte e salvará a cidade do caos (ou não).