Castelo de Litomyšl

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Castelo de Litomyšl é uma enfeitada e grande caixa de bombons onde moram alguns aristocratas podres de ricos localizada na cidade de Litomyšl na República Chota.

História[editar]

O Castelo de Litomyšl na periferia de Gothan City, atualmente pertencente à Bruce Wayne.

Estrutura erguida pela primeira vez no século X pela família Barbie, que dominou a Morávia e Boêmia com mãos de veludo rosa-choque ferro durante toda Idade Média construindo seus castelinhos que torravam a grana de pobres camponeses para proteger uma meia-dúzia de princesas virginais do ataque de alguns orcs selvagens. É até verdade que esse castelo durante sua história já foi queimado até o chão umas 15 vezes, mas nada que alguma mente genial tivesse a ideia de reconstruí-lo sempre sem a mínimo cuidado com as lareiras, fiações elétricas, material inflamável e a inexistência de bombeiros na cidade.

Quando a família da Barbie se mudou da República Tcheca para a Suécia no século XVI, os tchecos quiseram variar um pouco a arquitetura adotada pela Disney pegando arquitetura renascentista para reformar o Castelo de Litomyšl e transformá-lo numa coisa sem graça e até meio sacal.

Atualmente é uma propriedade particular de Bruce Wayne e patrimônio mundial por abrigar a batcaverna.

Arquitetura[editar]

O Castelo de Litomyšl é um exemplo predominante da sem graça arquitetura renascentista, símbolo da falta de ousadia artística da Morávia que plagiou adotou tudo que ocorria na Itália do século XIII, mas de maneira bem atrasada, só no século XVI. Até foram adicionados alguns elementos do barroco (muros de barro) no século XVIII.

Por se tratar de um belo castelo que agrega elementos artísticos encontrados em qualquer esquina de Florença, por exemplo, o Castelo de Litomyšl foi incluído pela UNESCO como patrimônio mundial por ser um dos castelos mais feios e desoriginais da República Tcheca.