Catedral Metropolitana de Brasília

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Catedral Metropolitana de Brasília, ou simplesmente Catedral Metropolitana de Brasília de Nossa Senhora Aparecida é uma casa de práticas religiosas, onde se encontram o maior número de católicos não praticantes no planeta terra. É uma das centenas de milhares de catedrais de "Nossa Senhora Aparecida" espalhadas Brasil afora. Diferentemente das demais, essa catedral foi desenhada por um ateu religioso e como foi construída no Brasil da idade contemporânea, deve ter sido super faturada também, bem como foi a construção de Brasília.

História[editar]

Seus arredores servem de outdoors para a autoafirmação da população local.

Segundo alguns loucos candangos, a idéia de construir uma estrutura tão chamativa como um abacaxi no meio do centro político nacional foi, mais uma vez, de Dom Bosco. Os mesmos malucos que creditam a ele a idéia de jerico de construir uma capital nacional no meio do cerrado, dizem que O Profeta teve um sonho de estabelecer um centro de pederastia no cruzamento entre a via S1 e a entrada da L2 Sul. Dito e feito, lá foi Juscelino Kubitschek e sua trupe colocar mais uma melancia no Eixo Monumental. A idéia era fazer uma catedral gótica (mesmo!) com vidrais escuros e a estrutura com a mesma tonalidade de concreto bem misturado a areia e seco. Só que quando foi entregue, o governo dos milicos era tão mão de vaca que nem os vidrais puseram direito, mandou inaugurar apenas o esboço da obra. O restante só foi entregue depois.

A juventude ociosa da capital, desde sempre procurando alguma coisa para fazer enquanto seus pais embolsam dinheiro público em algum escândalo de corrupção ainda não divulgado, resolveram usar os vitrais da catedral para praticar esportes, como arremesso de peso, lançamento de dardo, etc. O resultado são os vitrais mais esburacados que a BR que corta sua cidade. O que para muitos seriam motivo de vergonha, para alguns anarquistas virou sinônimo de revolução contra o governo, mesmo que quem pague essa bagunça seja todos nós, já que aquele detrito minúsculo nada produz.

Características[editar]

A beleza dos vitrais quase inexistentes.

A catedral conta com alguns anjos de natal, fazendo o interior do santuário parecer uma visão de baixo pra cima de sua arvore de natal. Já na área externa o monumento conta com quadro estatuas homenageando alguns apóstolos. Vale ressaltar que essas esculturas não foram feitos pelo aleijadinho, apesar de também serem apóstolos situados também na entrada de um santuário. Por fim a escultura parece um pouco com algum abacaxi na ponta e com sua mãe em baixo, na base, redonda que nem ela.


Veja Também[editar]