Cloreto de sódio

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambug.png
Putz, que desconfusão...
Se você trabalha com química (ou não), talvez não estaria procurando por Sal (química)?

Nota: Para outros significados de Sal, ver Sal.


ESTE ARTIGO É SOBRE QUÍMICA

Após terminar de ler, limpe a vidraria que você usou.

Eita negoço pirigoso, sô!.jpg


Estrutura química de Cloreto de sódio
Cloreto de sódio
Nome IUPAC
Cloreto de sódio
Fórmula química NaCl
Sinônimos Sal de cozinha;
Sal
Informações gerais
Efeitos em mafagafos Apenas mafagafos assados
Efeitos alucinógenos Não
É comestível? Sim, mas é perigoso aos hipertensos
Pode ser usado como
tempero em pizzas?
Sim, muito utilizado
Informações físico-químicas
Massa molar 58 g/mol.
Densidade 3,87 g/cm3.
Ponto de fusão 808 °C.
Ponto de ebulição 1285 °C.
Solubilidade em água 36,5 mg/mL (20°C).
Informações de segurança
Metabolismo coração
Toxicidade elevado quando dissolvido
Inflamabilidade Inexistente
Meia-vida 52,15 horas
Excreção por meio de pedras

Cquote1.png Eu acho que o fato de só existir sal branco é uma descriminação. Cquote2.png
Salgadinho sobre cloreto de sódio
Cquote1.png Pois é...era sal. Foi o que eu tentei dizer pra todo mundo. Cquote2.png
Amy Winehouse sobre cloreto de sódio
Cquote1.png Cheiro porque é pó, pois se fosse líquido bebê-lo ia. Cquote2.png
Viciado sobre cloreto de sódio
Cquote1.png O çár éf importantiff prof defenfolfimentoff doff noffo paíff. Cquote2.png
Lula sobre cloreto de sódio


O cloreto de sódio, também conhecido por sal de cozinha, açúcar invertido ou simplesmente sal é uma substância química de cor branca e de fórmula química NaCl, com gosto salgado, podendo ser em pedra, em grão, em pó ou em espuma. O cloreto de sódio é usado para deixar as coisas mais salgadas. Pode ser encontrado em abundância nos oceanos e nos pratos típicos mexicanos.

Usos do NaCl[editar]

Cheirando sal.

Usa-se esse sal... Para diminuir a intensidade das dores de uma pessoa machucada. Mas se houver ferida a dor aumenta. Porém a parte machucada melhora consideravelmente. Coloca-se uma pouco de Sal parcialmente diluído com água, e segura por alguns minutos pressionando o local machucado. em seguida deixa o excesso de sal sobre a área afetada.

O cloreto de sódio é um composto químico salgado, portanto tem uma grande utilidade nas cozinhas do mundo. Graças a ele podemos sentir um gosto mais salgados em coisas sem gosto, como chuchu e jiló. O sal mais comum é o sal em pó, que pode ser usado em qualquer prato, ou até mesmo cheirado. O sal na verdade realça o sabor das coisas, portanto, se você colocar sal na parede de sua casa, é possível que fique gostosa. Se colocar sal em alguma fruta, talvez ela tenha o gosto realçado. Talvez. Experimento colocar sal no suco de laranja. Se ficar bom, me avise.

Perigos do cloreto de sódio[editar]

Por ser um composto químico, o cloreto de sódio pode ser prejudicial à saúde dos dependentes químicos. Uma pitada de sal no sangue de alguma pessoa pode deixar um gosto salgado, é verdade, mas também pode aumentar a pressão deste indivíduo. O sal se mistura ao sangue, que é bombeado até o coração. De lá, o coração joga o sangue com sal para todas as partes do corpo. Como os glóbulos adoram comer sal, elas se agitam bastante para tentar comer os grãos, por isso ficam pressionando umas às outras. é assim que surge a pressão alta motivada pelo consumo de sal.

Cloreto de sódio como dinheiro[editar]

Antigamente, na Roma Antiga, o cloreto de sódio era usado como moeda. Sílvio Santos já possuía a maior reserva de NaCl que o mundo já viu. Mas após inventarem a moeda, o sal caiu em desuso. A montanha dele é visível até hoje e se chama Monte Everest. O nome salário veio desta troca do sal pelos serviços. Assim, quando um funcionário recebia seu salário salgado, ia logo mostrar para a mulher. O perigo nesta época é que os ladrões não tinham onde guardar tanto sal, já que um saco grande de sal valia mais ou menos o mesmo que uma banana. Assim, inventaram as moedas, para ajudar os pobres ladrões. O sal passou a ser usado somente como um tempero para as coisas.

Vício[editar]

O vício em sal é muito comum entre os míopes que não conseguem distinguir nem um sal de uma cocaína e já eram viciados na mesma. Geralmente são hipertensos que se drogam ouvindo Coldplay, porque Coldplay lembra gelo e gelo lembra o sal, comem em média um quilo de sal por dia e já são íntimos da enfermeira que mede a pressão.

Ver também[editar]