Debrecen

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Debrecen (do húngaro: Roma Calvinísta ou seja, lá só tem calvos) é a segunda maior cidade do Império Austro-Húngaro e capital de Hajdú-Bihar, condições estas que fazem de Debrecen a décima-sétima cidade mais desimportante do leste europeu.

História[editar]

Sim. Lá é muito sem graça.

A cidade surgiu em meados do século XIII com o simpático nome tipicamente magiar de Boldogasszonyfalvaszentlászlófalva que significava "O Cavalo Manco que cavalgou até os confins da Europa apenas para Beber das límpidas águas do Rio Tisza porém acabou se perdendo no caminho e fundando esta cidade que vos fala".

Embora as circunstâncias de sua fundação não sejam completamente aceitas. O primeiro registro oficial de "Debrecen" como cidade se dá no século XVI quando Raimundinho se casa lá com Maria I. O objetivo disso era que o casamento fosse discreto, afinal ninguém sabia onde ficava Debrecen na época (e não se sabe até hoje).

Durante a Segunda Guerra Mundial a cidade foi palco da Batalha de Debrecen, oportunidade em que o Conde Drácula invadiu as fronteiras do Império Austro-Húngaro como forma de demonstrar lealdade ao seu tio Stalin que vivia na União Soviética. Os húngaros que nem sabiam o que faziam ali só não se deram mal porque os comunistas não tinham nem ideia de onde ficava Debrecen no mapa e por isso acabaram esquecendo.

Atualmente a cidade é de grande contribuição para a humanidade, por ser a terra natal das famosas atrizes Orsi Kocsis e Rita Faltoyano.

Geografia[editar]

Debrecen está localizada no meio do nada, no que os húngaros chamam de "Grande Planície" embora de grande não tenha nada aquele pedacinho de planície, mas num país minúsculo daqueles um grande conjunto de mato é de se orgulhar. Por isso não existem castelos em Debrecen, já que os lordes medievais (principalmente naquela região da Transilvânia) eram excêntricos e só construíam castelos em terrenos elevados. Há apenas uma catedral caindo aos pedaços que não é nada de mais.

Economia[editar]

É lá em Debrecen que vive Nikòllas Varknovzktý, o fundador da Unciklopedia (a Desciclopédia em húngaro), cujas ações movimentam 40% do total do PIB húngaro.