Despoesias:A Epopeia de Ifland, a linda

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Despoesias.png
Bocage-2bus.png

Este artigo é parte do Despoesias.

O seu Cancioneiro/Romanceiro livre de conteúdo.


A EPopéia de Ifland, a linda, é um lindo poemea de mil seiscentas e seis páginas, mas tem umas rasgadas, declaradas patrimônio Universal da UNESC peraí que eu já volto...

desculpem tive que atender a porta.então. UNESCO, declarou-a patrimônio universal da UNESCO. sim, pois é linda, a frase que inicia é: ms eu não vou contar tudo porque é muito grande. Mas um pedaço bem que eu posso contar porque é menor: só o começo pra dar uma ideéia -

"amor, eu te jubilo muito quando tu me esperas,
sim, pois as coisas ficam verdes e amarelas” – vejam como existe a rima! Todo o poema é assim, bem rimado (obs: rima é quando as palavras se encaixam no final) e esse é um dos pontos mais fortes de todo poema, que é rimado e dá muita arte, teve um músico que fez uma música com ele e ficou famoso, é o chamado músico da EPOPéIA porque ninguém sabe o seu nome verdadeiro e parece que ele compôs tudo de cabeça. e por assim por diuante esse teclado está rui,
[bem

então, o poema foi escrito na arábia dos mil dias atrás depois de que romana perdeu as botas. e foi enclausurado em uma cisterna de milho verde assim que foi escrito em árabe da arábia de dos mil anos atrás, quando ficou pronta. todas as suas letras foram escritas a mão em folhas de papel vegetal com uma tinta que nunca ia apagar bem caprichado é outra das maravilhas do peoma que parece uma obra de arte de tão bem escrito .parece uma pintura diz que tem uma técnica especial mas isso eu não sei. ! e no fim se juntaram em palavras e frases lindas, pois foi declarada patrimônio mundila esse teclado mas sim. acho que chega de falar nisso, eu já disse que foi declradarda patrominio ,bem, está dito, espero que tenham compreendido o valor inolvidável desse poema de amor da humaidade desde que romana perdeu as botas em Roma e foi buscar ela foi buscar suas botas depois que as
bem

como eu disse, tudo foi escrito e está lá para quem quiser ler. Mas parece que ninguém sabe quem foi que escreveu porque na capa não tem o nome. É uma pena porque senão todos poderiam conhecer o autor. A história tem o m[Édico, o Carreira e a Fosca, os três personagens principais. todos eles são queridos e fazem também suas travessuras, mas depois tudo acaba bem e eles voltam para suas casas mas eles não têm filhos, só dois sobrinhos. Eles tinham um tio mas ele morreu quando foi pescar e unca ninguém viu como ele morreu e por isso parece que essa história não existe mas a história é muito antiga e pode ser verdade não tinha os recursos de hoje. tem uma estrada longa e pegajosa no caminho de todos e eles vão sempre em grupo para não se perder e depois voltar, tem o Esperto, que é sempre o primeiro a chegar e a mosca torta que tem um pé nas asas e só voa pelo lado esquerdo. depois eles chegaram na casa da plataforma e fizeram uma grande festa de noivado, mas tiveram que sair mais cedo e não puderam casar e ter filhos, como eu disse. é simples, é só entender. então, depois disso foi uma confusão, eles não se entendiam mais e acabou a primeira metaade da EPOPEIA. mas tem outra metade que vem em seguida, calma.

então começou a segunda parte metade dois da EPOPEIA DE IFLAND, A LINDA é importante dizer todo o nome para as pessoas lembrarem, pois é uma obra de arte antiga que serve de inspiraçãopara muitas pessoas na idade de casar e ter filhos. fala muito sobre isso na história, e nem sempre eles conseguem o que querem. mas não importa porque no final vai acabar bem, eu prometo.

estavam eles muito triste quando chegou o passarinho que fala sim. eles ficaram alegres porque tudo o que eles perguntaram o passarinho falava sim. e eles ficaram felizes, e seguiram sua viagem encantada. Mas antes aqui eu quero mostrar uma das belezas do poema: é assim : um verso muito bonito e eu já explico o porque:


Uma frase que é muito bonita:
“olha que lá vai o passarinho
Olha como ele vai rapidinho
Sempre voa bem baixinho
Pra não se perder no caminho”
Que é um dos pontos mais emocionantes de todo o poema de IFLAND porque fala da esperteza do passarinho que é um ser da natureza e não pensa.


Daí eles continuaram e estavam bem contentes até cantaram uma música que eles conheciam para vocês verem como eles estavam felizes com a sua. chegando ao fim do dia dormiram, como convém para quem está cansado de uma longa jornada chei ade aventuras. depois acordaram e continuaram caminhando pelo deserto. fazia frio e calor e o tempo estava uma loucura, mas eles lembraram da sua terra natal e quiseram voltar logo, depois voltaram, mas antes caminharam mais um bocadinho, pra não perder o embalo e caminhar é saúde. foram até a terra adiante uns cem metros e de repeeente, nossa, apareceu um enorme matagal assim do nada e eles entraram no matagal e viram que ali não tinha nada. depois quandoiam voltar aFosca perdeu um chinelo no mato e eles ficaram procurando por dois mil anos até que cansaram, (obs: sim, eles ficaram todo esse tempo procurando porque era uma terra encantada)mas não acharam e tiveram que voltar a pé, e assim foi e fosca ficou com bolha. por dois mil anos voltaram a pé até cansar, e então dormiram um pouco e depois acordaram cedo pra tomar café da manhão com os seis tipos de café que havia, choveu, era uma terra riquíssima IFLAND, e cheia de coisas ruins também ,pois mas nada muito ruim, só um pouco ruim, no geral era boa. Por exemplo, tinha muito carrapato. Mas era cheia de árvores e seus frutos e linda e cheia de árvores e tinha muitas plantas e enormes plantações de amendoim salgado e algodão doce o Carreira comeu tanto que ficou com dor de barriga porque ele misturou e a gente não deve mistturar doce com salgado na hora de comer mas ele aprendeu a sua lição. tinha uma casa no fim e depois uma ponte, que eles passaram porque o Esperto sempre chegava antes e por isso que ele se chamava de Eesperto mas não tinha sobrenome era só Esperto que é como todos o conheciam podia ser um apelido ,não se sabe não diz na história, tem esses defeitos mas no geral é muito bem escrita e eles queriam ver se o Esperto já estava do outro lado. e não é que não estava?? ficaram preocupadíssimos, pois o Esperto sempre sempre chegava antes mas não tinha chegado e era um mistério, que faz toda a EPOPEIA DE IFLAND, A LINDA ser ainda mais interessante.

então quiseram descobrir onde estava o esperto que nunca aparecia! voltaram até o seu amigo o passarinhop que dizia sim que conhecia toda a região e perguntaram se o esperto já tinha passado a ponte e ele disse, sim. aí ficaram felizes e voltaram correndo e quando passaram a ponte o esperto não é que estava mesmo lá? eles ficaram felizes e caíram na risada, o esperto disse que tinha ido almoçar e tinha fila e era verdade porque ele ainda tinha uma alface nos meio dos dentes mas quando abriram os olhos já era dia e eles tinham que voltar. se despediram da região do outro lado da ponte mas ninguém respondeu talvez não tivesse ninguém por perto senão teria sido muita falta de educação e voltaram para o mesmo lado e a mosca torta voou no meio deles e disse gritou ! ai minha perna está doendo, e eles olharam e viram que amosca tinha uma perna na asa e só voava pelo lado esquerdo e isso era muito estranho, já que em IFLAND, A LINDA todas as moscas só voavam pelo lado da frente. o Médico tentou dar um jeito mas a mosca não parava e ele não teve o que fazer! Carreira também tentou falar com ela e acalmar que dava dó mas ela não queria nem saber e ficava só voando pelo lado esquerdo.Talvez isso fosse o que fazia a mosca ser tão especial e eles gostavam muito dela. mas isso não importa muito, eu quis explicar mais um pouco as coisas mais especiais da EPOPÈIA DE IFLAND< A LINDA para não ficar nenhuma dúvida da importância do poema que foi descoberto por um grande sábio quando ele foi olhar dentro de um formigueiro e estava lá tudo escrito nas folhas de papel vegetal e as formigas não comeram nem um pedacinho e isso é maravilhoso, dizem que foi um milagre, mas não se sab, e pode ser que as formigas não sabiam ler. não existem fotos da obra. é uma pena.

assim que ele descobriu o tesouro que é esta obra de arte ele correu para a cidade mais importante do mundo e fez uma proclamação e todas as pessoas do mundo ficaram admiradas e quiseram ler a EPOPEIA DE IFLAND, que foi como eu disse é só ler acima quem esqueceu. daí ele ficou famoso e rico e sábio pois toda a história é cheia de sabedoria para as crianças e gestantes e ele fez um grande discurso e o rei o chamou para o seu palácio e disse:

--ó sábio que descrobristes esta grande obras prima da humanidade, eu te ordeno que mas agora eu tenho que parar de contar porque eu esqueci o que o rei falou. não sei se era importante, mas acho que era, senão o rei não teria falado. desculpem.

depois disso a EOPPEIA foi esqueecida, pois a cidade foi soterrada pela areia do deserto e só foi descoberta quando um sábio desconfiou que debaixo daquele areião todo havia um grande tesouro, e dito e feito! tinha! era a história desse conto de lendas e maravilhas que eu disse. daí é assim que aconteceu e por isso todos hoje sabem que :

1. IFLAND era muito linda e rica, cheia de árvores encantadas
2. foi muito difícil a viagem do carreira, o médico e a fosca ,mas eles encontraram bons amigos quando encontraram o esperto e a mosca da perna torta, e deram muita sorte, mas muita sorte mesmo que encontrarem o passarinho que diz sim porque senão eles não poderiam saber que o esperto já estava lá.
3. o rei era muito importante
4. o sábio teve muita sorte de encontrar o tesouro que é essa história e nós temos muito mais sorte que ele encontrou e assim nós conhecemos a história.

não existem fotos da obra. mas todos a viram e por isso não precisa de fotos. é um PATRIMÔNI MUNDIAL!obs: o nome epopéia é um tipo de obra para quem não sabe