Dinâmica de Grupo

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png 1, 2, 3, lutem! Cquote2.png
Mediador dando início a uma Dinâmica de Grupo
Cquote1.png É matar ou morrer Cquote2.png
Setor de Recursos Humanos sobre Dinâmica de Grupo

Você se apresentando ao grupo

A Dinâmica de Grupo é conhecida como a mais temida das etapas de uma selação de pessoal, mesmo que não haja esta etapa.

Introdução[editar]

É normalmente uma das fases de seleção para empregos e, é neste ponto que você se dá mal, isto se conseguiu chegar até ela. É o momento no qual os candidatos atores mostram tudo aquilo que eles não são e os candidatos honestos mostram tudo aquilo que são e, por isto, estes últimos são invariavelmente eliminados.

Cquote1.png Você está demitido Cquote2.png
Roberto Justus sobre sua atuação na Dinâmica de Grupo

Provas[editar]

Você mostrando suas habilidades para os avaliadores

São situações de exposição ao ridículo, boladas por pessoas que passaram anos na universidade fazendo um grande esforço mental, algo proporcional a somar 1 e 1, para que uma espécie de circo seja montado, com picadeiro, malabaristas e palhaços, que neste caso você estará incluso.

Algumas provas são bastante conhecidas por seu teor motivador e objetivo intelecto-construtivo para que as pessoas aprendam a regra mais importante do mundo corporativo: "Como faço para pisar no maior número de cabeças e chegar ao cargo máximo ?".

Um exemplo de prova bastante conhecida é a "O fins justificam os meios", proposta por Maquiavel em sua obra mais lida por Fernando Collor de Mello, O Príncipe do Impeachment. Nesta prova os desempregados têm que pegar o maior número de ouriços do mar, colocá-los nas axilas e fazer pressão com o braço. Quem conseguir maior número de ínguas no menor tempo, ganha o emprego, ou seja, o objetivo foi conquistado, você fez papel de palhaço e conseguiu o emprego.

Avaliadores[editar]

São pessoas com pompa de superior, olhar de superior, mas que estão ali justamente por serem meros empregados. No momento do processo da dinâmica, eles utilizam sempre a mesma técnica, olham para os candidatos com um olhar de sono e anotam na prancheta algo dispensável.

Ao final, eles irão jogar as anotações fora e pedirão a lista de candidatos que estão sendo indicados pelos patrões, a famosa avaliação de QI - Quem Indica - feita nas dinâmicas de grupo.

Material usado pelos avaliadores[editar]

Os avaliadores, sendfo pessoas de alto nível intelectual, muitos deles [[ex-BBB]], utilizam materiais da mais alta sofisticação durante o suplício a que você pe submetido. Esta material inclui revistas de palavras cruzadas (nível infantil), jogos tipo "Ligue os pontos",desenhos para colorir, catecismos do Carlos Zéfiro, xerox selecionadas dos obras-primas do José Sarney e do Paulo Coelho, etc.

Ver também[editar]