Ensaio sobre a Lucidez

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Capa do livro totalmente sem sentido, assim como o enredo

Ensaio sobre a lucidez é um desromance de José Saramago escrito em um ano desse qualquer.O romance é uma tentativa fálida de fazer o mesmo sucesso de Ensaio Sobre a Cegueira e Saramago não esconde sua intenção e até mesmo utiliza os mesmos personagens, o mesmo local e o mesmo horário e até mesmo a famosa Rapariga de óculos escuros.

DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...

Enredo[editar]

Pombopoo.jpg
ATENÇÃO! à partir de agora você vai ler(se souber ler) spoilers sobre esse livro.
Ou seja, além de você não ter o que fazer por aqui, você pode descobrir que o Sr. Selvagem não come a Lenina no Admirável Mundo Novo
20100203221304!5 wikipedia-2-550x550.jpg

A história se passa na mesmo local do Ensaio Sobre a Cegueira, ou seja, no acre, começa por um grupo de idiotas que por não saber votar não coparecem as urnas no dia da eleição, autoridades eleitorais pensam que existe algum complô nisso, mas não imaginam que na verdade todos são burros mesmo, assim como quem escreveu o livro, e por que não quem leu também, então as autoridades eleitorais desistem de eleger governates, por que mais de oito mil % dos votos foram em branco, á partir disso a cidade fica a deriva da população, e como era de se esperar vira uma bagunça danada e assim acaba o livro. Depois da merda que fez no enredo, Saramago ainda tenta melhorar o livro colocando os personagens do Ensaio Sobre a Cegueira, mas não consegue deixar bom e então o a história acaba do nada. Depois desse livro foi constatado que as votações em Portugal aumentaram as quantidades de votos brancos, provavelmente transmitida pela linguagem de Saramago que deixa as pessoas mais burras do que já são.

v d e h
Livros de José Saramago