Escola de samba

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira rj.jpg Coé, merhmão, eshte arhtchigo eh CARIOCA!

Não vandalize, senão a chapa vai ficarh quentche, cara. Agora deixa eu irh na praia pegarh um bronze nesse sol de 50 graush, comendo unsh bishcoitosh.

Sorriso-sem-dentes.jpg Essi artigu é faveladu!

Nem por isso tá involvida cum droga, putaria ou ladruagi!

Se vandalizar, vai querer tiro na mão ou no pé?

NovoWikisplode.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Escola de samba.

Cquote1.png O Paraíso do Tuiuti usa como barracão, um viaduto. A escola sofre a beça, pois esse viaduto não tem cobertura... Cquote2.png
Glória Maria sobre escolas de samba

Escola de Samba, também chamada de "ópera carioca" é um tipo de agremiação folclórica brasileira. Nos dias de Carnaval realizam desfiles inspirados nos dos ranchos, blocos e paradas militares americanas.

A primeira escola de samba surgiu na região central da cidade do Rio de Janeiro, quando malandros cariocas, após juntarem uma graninha tomando conta dos corsos, conseguiram verba para montar seu primeiro carro alegórico. Como não podiam levá-lo para a favela do São Carlos, onde moravam, pois naquela época as favelas não possuíam ruas e os carros não passavam, resolveram guardá-lo la mesmo no bairro do Estácionamento.

Os sambistas do estácio conquistaram o público e lançaram moda, atraindo o patrocínio do Setor Zoológico, e espalhando a tradição para todo o Brasil[1] e até mesmo de volta na Finlândia[2], berço do samba de raiz.

A verdadeira inspiração para a Águia da Portela foi na verdade o Peru da United of Macy[3]

Atualmente, as escolas de samba quase todas possuem a denominação GRES, podendo variar para GRCES, ARES ou SRES, o que dá no mesmo; suas cores quase sempre serão o azul, o vermelho, ou o verde, combinados com branco, pois estas cores são mais simples de se encaixar nas letras dos sambas [4]; e não importa o que aconteça, não importa quem vença, o maior lema de todo amante das escolas de samba é O jurado nunca está certo!.

Monumental carro alegórico
Típica dançarina de uma escola de samba!

Escolas de samba famosas[editar]

Escolas de samba prejudicadas[editar]

Ligações externas[editar]

  1. ver Carnaval de São Paulo
  2. http://www.samba.fi
  3. http://en.wikipedia.org/wiki/Macy%27s_Thanksgiving_Day_Parade
  4. imagine: "sou laranja e salmon", "sou amarelo e roxo", "sou fúcsia e dourado", não rima né...
Jamelão Mangueira.jpg

"QUEM VAI-VAI VER A MANGUEIRA ENTRAR?"
"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é: ou é emo, ou funkeiro, ou paulista, ou mané!"

Este artigo é sobre Carnaval. Pode também ser sobre uma escola-torcida, mas se você não é do samba, não vandalize. Seja engraçado e não apenas idiota, ou Sólon Tadeu vai atrás de você!