Fábrica Fagus

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Fábrica Fagus (que do alemão significa Fábrica Faggot, ou seja, mais uma afirmação que os arquitetos são gays) é uma antiga e renomada fábrica de cadarços multicoloridos para tamancos holandeses na cidade de Alfeld, na Alemanha.

Por ser um exemplo de arquitetura modernista, primeiro design de arquitetura semi-industrial e um grande símbolo agricultural da desocupação dos alemães quando não estou assando salsichões, a Fábrica Fagus foi considerada patrimônio mundial pela UNESCO no ano de 1900 e guaraná com rolha.

História[editar]

A Fábrica Fagus e seu modernista formato de caixa de sapato.

Construída em 1911 por um moço chamado Carl Benscheidt, a estrutura foi originalmente desenvolvida para ser uma fábrica de colas Super Bonder para os soldados alemães que lutariam na Primeira Guerra Mundial pudessem colar as solas de suas botas.

Com o fim das guerras, a fábrica perdeu essa utilidade e passou a fabricar garrafas de Biotônico Fontoura usando os ingredientes que sobraram das colas.

O fato de haver uma estação ferroviária bem ali do lado sempre ajudou o escoamento dos produtos lá fabricados. E ao longo da história a estrutura da fábrica sempre abrigou os processos de manufatura, armazenamento e despacho das fita veda-rosca lá produzidas até 1990, quando começaram a fabricar cadarços para tamancos, utilidade que funciona até hoje.

Arquitetura[editar]

A arquitetura do complexo industrial Fagus foi feita por Bauhaus, aquela banda gótica.

Atualmente, embora estudantes de arquitetura paguem o maior pau para a estrutura da Fábrica Fargus como se ela fosse deus, a verdade é que sua estrutura parece apenas um galpão (e bem abandonado por sinal) como qualquer outro, apenas com uns vidros a mais.