Formatador

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Um formatador é aquele indivíduo que consegue ganhar dinheiro em cima da inclusão digital formatando discos duros, dispositivos de estado sólido ou dispositivos rápidos. Os formatadores são, junto aos programadores e profissionais de redes, são conhecidos como os peões de T.I, com atuação na área bem parecidas com outras profissões conhecidas como peão de obras, peão de fábrica e office boy, com a única diferença que a profissão do artigo pode ser exercida por qualquer pirralho de 10 anos.

Material de trabalho de um formatador.

História[editar]

A profissão está intrinsecamente vinculado com o Windows e foi evolundo (ou regredindo) conforme a evolução dos sistemas não muito operacionais da Micro$oft, começando no windows 95 e chegando até os dias de hoje, com o Windows 10.

Atualmente, a profissão também atua formatando Androids, onde seus trabalhadores funcionam como mulas do desorganizado crime de revenda de celulares roubados.

Exemplo de backup feito por um formatador

Classficações[editar]

Algumas das classificações de formatadores profissionais.

Estagiário[editar]

Típico formatador estagiário

O formatador estagiário, é aquele que aprendeu com algum computeiro, que a palavra formatar é a solução de todos os problemas. Alguns chegam a aprender o comando format c: imaginando que misticamente seu Windows retornará a funcionar como era antes, simplesmente por ter formatado o computador. Existem relatos ocultos e obscuros de formatadores estagiários que após executarem o milagroso comando format c: ligarem para seus mestres computeiros desesperados perguntando: Formatei, e agora o que eu faço?.

Júnior[editar]

O formatador júnior, é aquele que já sabe o próximo passo da formatação, consegue formatar o computador, instalar o sistema não muito operacional, e seus respectivos aplicativos inúteis, e raramente os drivers para funcionamento de todos periféricos. Existem casos de formatadores juniores que formatam o computador pensando: Só formatar, que o windows update conecta na internet e acha os drivers. Porém ao ligar o computador formatado, percebe que o windows não reconheceu nem seu modem onboard, nem sua placa de rede, nem sua usb, nem seu drive de cd-rom para copiar os drivers de outro lugar. Este é do tipo que senta na frente do micro enfia seu cd original do sistema não muito operacional para dar boot e em seguida ir clicando em next, accept licence, next, next, aguardar alguns minutinhos, dar outro next e clicar em finish.

Pleno[editar]

Este formatador já é mais experiente, após longos anos formatando e perdendo tempo a procura de drivers e soluções para os computadores formatados, aprendeu que deve anotar os nomes dos drivers e periféricos das máquinas. Este nível de formatador já conhece ferramentas de backup, se preocupa em fazer cópias dos arquivos antes de sair formatando.

Sênior[editar]

O mais avançado dos formatadores, geralmente está prestes a largar a vida de computeiro, e virar padre, político ou pedófilo. Os que seguem carreira na vida de computeiro geralmente seguem para o um futuro promissor na POG. Este se preocupa em procurar os drivers, fazer backups, instalar completamente o sistema não muito operacional, testar completamente, antivirus, atualizações completas, todos aplicativos dos clientes, e inclusive backup de coisas ocultas e misteriosas jogadas pelo diretório c:\Arquivos de programas como dados de pdas, celulares, ou lixos de declaração da receita federal do usuário.

Ver também[editar]