Forum:Violação de direitos autorais no artigo Heavy Metal

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki boteco.png
Esta página faz parte do Fórum da Desciclopédia
Raízes: Index > Boteco > Violação de direitos autorais no artigo Heavy Metal
19/10/2019, sábado
Aprenda a evitar conflitos de edição

Peço que não revertam o IP que removeu aquela enorme quantidade de conteúdo do artigo Heavy Metal. Notem a data do post que ele alega ter sido copiado pra Desciclopédia, e a data da inserção do conteúdo. Ou seja, é VDA mesmo e o IP está correto em remover.

Mas agora ele quer pagamento de direitos autorais. Como fica isso? É óbvio que ninguém aqui vai pagar por isso. SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h05min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

LOL, quanto ele quer pelos Direitos Autorais? ~Light Flamewars! Pokémão! 16h08min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

GNU: A gente não pode cobrar direitos autorais, mas também não podem processar a fundação por direitos autorais. Se a gente ganhasse dinheiro com isto, com certeza a gente deveria pagar, mas não é o caso. Logo, ninguém paga ninguém. Outra coisa, exposição de texto à internet, do site dele, está sujeito a cópias de blogs e sites. E como nosso site é livre, qualquer um poderia fazer o mesmo. Portanto, ninguém saiu ferido nessa. KNUT 16h12min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Sim, mas a licença nossa é CC BY-NC-SA 2.5. Não estou dizendo que a gente tem que pagar, até porque como disse antes, ninguém tem como pagar. E o site dele é protegido por direitos autorais, ou seja, quem copiou da gente também acabou violando direitos autorais, ainda que sem intenção. SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h15min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Então só uma pessoa pode pagar, em uma comunidade. O autor do "crime" de plágio, seja lá quem for. Apenas isso. Ninguém vai ser penalizado por outra pessoa. Até porque o site deixa claro que não tolera cópias, então, que o responsável arque com as consequências. Sem mais. KNUT 16h18min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Ah, e Light, respondendo tua pergunta:

Cquote1.png A taxa de licenciamento que costumamos cobrar nesse por republicação por tempo limitado é de R$500,00. Seria o equivalente que cobramos à publicação em uma edição de um livro. Cquote2.png

SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h19min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

LOL! É por isso que eu deixo as coisas mais particulares meu no meu computador, repartindo ao resto do mundo apenas o que é legal, tipo roms raros de jogos. Mas eu aposto que se fosse aqui a Wikipédia, o pobe autor que colocasse VDA além de ter seu conteúdo removido como também seria banido idiotamente, pois 90% dos acusados de VDA são textos que nem sequer os autores proibem em copiar, ou se eles coloquem algo sobre poder distribuir livremente mas a Wikipedia exige que o próprio autor de sinal verde via E-Mail. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 40 094 Contribs 16h21min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Respondendo ao CANUTO, eu já falei com o IP que o máximo que posso fazer é banir o cara que fez essa violação de direitos autorais. SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h21min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Sim. Idem para o Drago. A Wikipédia também não é passível de processo por direitos autorais. E outra coisa, o texto lá nem era grandes coisas hahahaha. Bem coisa de blog mesmo. KNUT
E Dark, esse seu link daquele autor não está pegando aqui. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 40 094 Contribs 16h22min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Sim Drago, mas tecnicamente, falando na Wikipédia, eles possuem uma política que é assim: Todo conteúdo é protegido por direitos autorais até que se prove o contrário. E eles não estão errados em ter essa política, pois a partir do momento em que você cria algo, os direitos autorais desse algo são só seus, você é quem decide se quer licenciar com uma licença livre, ou até mesmo por em domínio público, sabendo que ao pôr em domínio público você não pode voltar atrás, é claro. SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h35min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Mas podemos citar num link abaixo o autor que criou esse texto. Mas mesmo colocando zilhões de viricialidade em que o texto daquele autor é livre, os xerifões de lá só permite o texto se tiver a permição "escrita" pelo autor, onde no máximo é criar apenas citações sobre o texto num esboço em menos de 500 biyts, acredite que muitos artigos na Wikipédia são assim. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 40 094 Contribs 16h51min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Cara, eu fui administrador da Wikipédia. Não precisa ficar me explicando como eles procedem por lá porque eu já sei como procedem. E tecnicamente mesmo colocando link do autor original, ainda pode ser considerado violação de direitos autorais. E lá na Wikipédia eles só deixam se tiver permiSSão por escrito do autor original, e ele estiver disposto a lançar o conteúdo sob uma licença livre que permita uso comercial do conteúdo.

Falando na Wikipédia, em casos de VDA, outra coisa que eles fazem é esconder todas as revisões do histórico que continham o VDA. Não estou sugerindo nada, no entanto. Até porque teríamos de esconder 80% do histórico do artigo. SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 16h56min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Ele pode tentar processar civilmente a empresa/fundação dona do site, mas dificilmente vai conseguir já que não é da jurisdição brasileira. Se fosse no Brasil, eu imaginaria que isso seria possível, se ele comprovasse que o site não previne esse tipo de atitude de maneira devida.

Quanto a questão do licenciamento, ao editar na Desciclopédia, adicionar conteúdo e etc, você não simplesmente abre mão completamente do seu direito de autor do conteúdo, você abre uma concessão (licenciamento) ao site (e na verdade a qualquer pessoa) para utilizar o conteúdo sob os termos da licença creative commons não comercial, e é claro você não pode revogar essa concessão após fazer isso.

Tenham como base o texto da Wikipédia que aparece ao editar uma página "Ao salvar, você concorda irrevogavelmente em liberar as suas contribuições sob as licenças Creative Commons Attribution/Share-Alike License 3.0 e GFDL. Você concorda em ser creditado por reutilizadores, no mínimo, por meio de uma hiperligação ou URL para a página na qual está contribuindo. Veja as condições de uso para detalhes."

Quando é claro, você não é o autor do que posta, ai você não tem esse direito de licenciar ao site o conteúdo.

Alias, sugiro colocarmos um aviso semelhante a esse da wp, nas nossas páginas de edições.

(Discussão) Truewww (Contribuições)

E-mail que recebi[editar]

Então, Vinicius, legalmente vocês não podem dizer para um juiz que o site não tem responsáveis legais. Isso não se sustenta juridicamente. Se você cuida de uma publicação, seja online ou não, colaborativa ou não, você é responsável por ele. Esse você, claro, não se refere a você especificamente, mas alguém registrou o domínio, começou o site e responde por ele. No caso, em uma busca rápida, consegui uns contatos e dados, que seriam os primeiros a serem acionados. Caso eles não sejam reais, tem outras formas. Seja como for, alguém responde pelo site. Não encare isso como uma ameaça de processo, no entanto, estou apenas explicando como funciona. =]

Inclusive, você há de concordar que está na cara que esse conteúdo era plágio. Ainda que algum dos colaboradores escrevesse com esse cuidado com a língua portuguesa, convenhamos que um usuário subir um texto desse tamanho de uma vez só deveria no mínimo ter sido digno de uma investigação. Pegar uma frase do conteúdo e colado no Google já mostraria que ele saiu do Delfos. Meu arquivo pessoal tem oito páginas impressas com a versão original desse texto. Imagino que não é todo dia que um usuário sobe oito páginas de texto puro de uma única vez.

Quanto a banir o usuário que subiu o texto, isso para mim é irrelevante. No seu lugar, eu faria isso por precaução. É seguro afirmar que esse sujeito deve ter roubado outros conteúdos e não duvido nada que tenha pego outras coisas do Delfos, então ele é um desastre ambulante, um processo esperando para explodir. Aliás, no seu lugar eu faria uma varredura em TUDO que ele subiu para apagar tudo que for plágio antes que outros autores se manifestem.

Agora quanto a perdoar a gafe, você está pedindo para eu assumir um prejuízo causado por má fé do Leomanoel e por falta de cuidado dos responsáveis. Meu texto foi lido por mais de 70 mil pessoas, 70.792 pessoas para ser exato. Essas pessoas poderiam ter lido o texto no Delfos, nos gerando comissões através dos nossos parceiros e outros tipos de renda. Por que eu deveria abrir mão dos frutos do meu trabalho? Eu vivo do que escrevo, e investi muitas horas nesse texto. Fazer humor bem feito não é fácil, como você deve saber, então é digno esperar ser remunerado por pessoas que gostaram o suficiente dele para reproduzi-lo.

Se os moderadores são os responsáveis pelo site e, pelo que vi lá, são vários, esse licenciamento é algo que vocês podem dividir. Se forem 10 moderadores e cada um entrar com 50 reais, ninguém vai à falência, vocês fazem a coisa certa e evitam a possibilidade de um processo que pode ser muito mais custoso do que isso. Se for mais do que 10, então, mais fácil ainda. E, no seu lugar, depois eu cobraria o LeoManoel. Afinal, a gafe foi dele. É justo que ele reembolse vocês pelo prejuízo causado pelo erro dele.

Enfim, entendo seu lado e suas dificuldades. O Delfos é um site independente que se mantém no ar há oito anos através de muita luta e já chegou muito perto de sair do ar várias vezes no passado por falta de renda. Ainda assim, o pouco de renda que ele gera é nossa, fruto de nosso trabalho honesto, e não podemos abrir mão disso. Eu tomo um cuidado enorme para ter apenas conteúdo autoral no Delfos, e inclusive não aprovo comentários que podem causar problema. Todo mundo que tem um site, blog ou o que seja tem a obrigação de fazer o mesmo. =]

Não estou dizendo que vou necessariamente processar vocês. Essa mensagem é totalmente amigável e estou apenas buscando uma forma de ser compensado pelo uso do meu trabalho. E uma vez que vocês já fizeram uso dela, a única forma que vejo para isso é fazendo um licenciamento posterior. Tente chamar um encanador para consertar seu banheiro e, quando o trabalho terminar, diz que não tem dinheiro para pagá-lo e veja o que acontece. ;)

Em outras palavras, o que estou dizendo é que, vocês licenciando a matéria, além de fazer a coisa certa, terão a garantia que eu NÃO vou processar, entende? Assim evitam a possibilidade de algo muito mais custoso e menos amigável no futuro.

Acho que você também entende meu lado, então converse com os outros responsáveis, vê se vocês conseguem fazer uma vaquinha para licenciar a matéria pelo uso já feito. Converse com o Leomanoel, enfim. Vê com a turma que cuida da Desciclopédia, e daí é só me escrever. Com certeza algum valor vocês conseguem arrecadar.

Grande abraço! Carlos Corrales

SATANÁS LORDE DAS TREVASSer satanista não se trata de ser do mal ou ser servo do Diabo... Se trata de ser inteligente! De ser independente! De ser... aquilo que você mais quer ser, sem culpa!HAIL SATAN!33 176 NO INFERNO! 17h21min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Em outras palavras:


Uma curiosidade que tenho[editar]

Quanto será que o autor daquele texto perdeu lucrativamente e financeiramente após o seu texto ter sido exposto por aqui? Pois para que ele cobre 50 reais para cada moderador daqui, ele deve ter tido um arrombo grande em perdas financeiros de 1000 ou 2000 reais, para cima. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 40 094 Contribs 17h33min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Drago, você não entendeu, é o custo cobrado pelos direitos autorais do Texto, mas, tecnicamente, os Moderadores não respondem pela DP, no caso seria nosso querido Tio Carlb, e de quem postou o conteúdo copiado. ~Light Flamewars! Pokémão! 17h42min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

  • Cuidado com as palavras, Drago. Esse "arrombo" que você causou no cara pode custar 2000 por prega que ele perdeu. KNUT

Resumindo o fim da história: quando vermos uma colaboração de 19K, já sabemos que foi plagiado ou não. 15frutas.gifUsuário:DamascenoSacolão 17h51min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Artigos com mais de 18K é tudo plágio sem vergonhammmm! ~Light Flamewars! Pokémão! 17h54min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Affe, outro sujeitinho querendo tirar grana do site. Nem vou perder tempo falando do caso, já que já explicaram como ele não tem como conseguir isso. Mais um pra lista dos imbecis que ameaçaram processo, e eu já achava que tava demorando pra aparecer alguém pra engorssar essa lista... ¬¬ JACK SamuraiJack.gif (D/C)Mitsurugi-ronin.gif 18h01min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Não é apenas questão de ter sido 19k, mas 19k sem qualquer wikificação. De fato era possível observar ter sido conteúdo copiado. Mas porra, esse conteúdo foi introduzido em julho de 2008, quem era administrador naquela época nem está mais por aí.

O cara me vem aparecer 4 anos depois reclamar disso. Pedir para ter o conteúdo apagado é mais que plausível e foi atendido, agora querer grana, se nem o próprio dono do site viu essa cópia em 4 anos, o que dirá de qualquer administrador daqui que mal sabe o que é Delfos.

ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 20h32min de 13 de janeiro de 2012 (BRST)

Me desculpem se isso parece que é algo para causar um excedimento, mas... manda esse cara ir rodar bolsinha por aí pra ganhar dinheiro fácil. Ou manda ele se inscrever num daqueles concursos de programas de TV pra humoristas. Ele quer ganhar dinheiro com humor? Que peninha pra ele, pq somos MUITO mais engraçados q esse pilantra e nunca cobramos NADA por isso. Vagabundo de merda, aprende a fazer humor e vai trabalhar honestamente!

  1. REDIRECIONAMENTO Usuário:UltraJohnnÿ/Firma2.js 09h42min de 14 de janeiro de 2012 (BRST)
Seguinte...Ninguem tem obrigação nem de inspecionar, nem de verificar legitimidade de cada artigo que entra aqui. O site é de livre conteúdo e protegido pelo creative commons, uma vez que não tem fins lucrativos, nem nada do tipo. O que ele pode fazer, se achar que vale a pena é acionar o cara que copiou.

Respeito o trabalho dele e etc...Mas não quer que ninguém copie, coloque uma proteção no site, pois a partir do momento que o negócio está lá ele pode ser copiado.

Já adianto que eu não vou dar um centavo. T.D.TylerDurden mAyHEm 23h59min de 15 de janeiro de 2012 (BRST)

Mas fique a vontade pra acionar o Carlb e morrer esperando. T.D.TylerDurden mAyHEm 00h03min de 16 de janeiro de 2012 (BRST)
O artigo da DP é de 2008 e o cara está processando agora? Será que não foi ele que fez VDA da DP? Cthulhu.fhtagn (discussão) 13h02min de 16 de janeiro de 2012 (BRST)

LOL! Eu nunca vi um IP cobrando direitos autorais na DP! Será que ele vai nos processar? Kennymccromick.jpgKenny Hmmrmmrm 11 586 fases ganhas no PSP douradoAusente 16h21min de 16 de janeiro de 2012 (BRST)

Antes que me entendam mal, falo aqui desse cara do Delfos e não do pessoal da Desciclopédia, mas... tirar o seu da reta é muito fácil, né? Digo, eu sei que não participo muito por aqui a não ser pra escrever merda editar os artigos e responder quando me mandam mensagem, portanto tô constantemente por fora do que acontece por aqui, mas quando você se informa você pode dar uma opinião. E a minha é essa: acho isso muito oportunismo pra ganhar grana às custas de um site livre só porque algum zé ruela copiou conteúdo daqui. E agora a Desciclopédia é que tem culpa de ter tido o texto copiado? Ah, faça-me o favor.

E desculpa se eu tô discordando de você, UltraJohnny, mas ao mesmo tempo que a Desciclopédia é engraçada (tem vários artigos que eu rio sozinho enquanto leio como se tivesse narrando um documentário), também é cheia de coisa sem-graça. Os primeiros artigos eram ótimo melhores, até que começou a onda de entupir a wiki de novos artigos escritos apenas pra dizer que eles estão lá (tipo os dos personagens secundários da Marvel), ter os antigos poluídos por noobs que ou não sabem escrever, ou só escrevem pra ofender o autor do artigo, ou que enchem o texto de memes etc. Nesse setor, aliás, acho que a Inciclopedia ganha: tem menos artigos que a gente, mas eles são melhor escritos do que muitos daqui (de Bleach, por exemplo, eles só têm o artigo principal, o artigo do Ichigo e um artigo pra lista de personagens, e é muito melhor do que um artigo pra cada Shinigami, Arrancar, Fracción e o caralho a quatro). Eu queria muito que a gente tivesse um padrão de qualidade mais ou menos assim. Desculpem ter me desviado do assunto, mas eu queria muito dizer isso. Brasaodp.gif Soldado SCREW IT A+ 誰が邪魔を敢えるか?! Ore... SANJOU!!!SCORE 5 801Pathetic! 21h17min de 18 de janeiro de 2012 (BRST)

Ainda sim, Screw, não podemos simplesmente fazer uma regra privando determinado conteúdo por ser sem graça, somos uma wiki livre de conteúdo que qualquer um pode editar, se formos privar determinados conteúdos, como o Humor Privado (que eu nem ligo mas, sou contra apagá-lo/privar o privado) acabaria sendo uma wiki onde poucos editariam, e por mais conhecidos que sejamos, ainda sim afastaria muito as pessoas. As pessoas na hora de editar podem muito bem ver a mensagem que tem, acima da caixa de edição, lá diz como escrever, e ainda temos que contar com o bom senso de todos. E os artigos da Marvel que você falou, a qualidade não é baixa a ponto de você criticá-la desta forma. Sem mais. Dainidankai 16 608 21h29min de 18 de janeiro de 2012 (BRST)

Administrar uma wiki com 2.000 artigos (quantidade que tinhamos no início de 2007, quando eu comecei a editar aqui, então foi uma época que vivi) é muito mais fácil que administrar uma com 40.000 artigos.

E eu particulamente não tenho nada contra um artigo que foi criado "apenas para ter", pois melhorar um artigo já criado é melhor que começar um do zero, é assim que a coisa pode ir crescendo. Eu acho a Inciclopedia e a Nonciclopedia as duas Desciclopédia mais engraçadas, mas por outro lado muito vezes eu pesquiso títulos de temas básicos e não vejo artigos deles, por isso não vejo esses dois sites como modelo a ser seguido embora admire muito os artigos deles.

ALHAZRED, O ÁRABE LOUCO Sharada, Salat, Zakah, Ramadã e Hajj 21h39min de 18 de janeiro de 2012 (BRST)