Gandula

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png A bola era quadrada? Cquote2.png
Gandula em dúvida ao encontra uma bola.
Cquote1.png É minha! Cquote2.png
Quico sobre frase acima.

Recuperada mais uma bola.

Gandula é o feliz e contente gnominho que sai rindo e gritando atrás de bolas perdidas. Como o salário dele sai mais barato até do que comprar outras bolas, embora nem tantas assim se percam, o gandula sobrevive desde lá quando os maias apostavam sacrifício até os dias de hoje. Mesmo o salário nos dias atuais sendo melhor do que há alguns anos atrás, que haviam gandulas que pegavam bolas até mesmo em troca de balinhas, ainda compensa mais do que comprar mais bolas.

O ofício[editar]

O gandula deve ter apenas saúde suficiente para ver a órbita que a bola percorreu e ir em busca, nada além disso: Não precisa ter fôlego de maratonista, nem muita força, basta que não ande morrendo como diz sua avozinha. Gandulas podem não manjar nada de futebol, assim como o Felipão, podem confundir bola de futebol com bola de tênis... O que importa é que levem as bolas perdidas.

Isso da confusão com bolas disso ou daquilo, faz com que gandulas peguem toda e qualquer bola que encontrem. De modo que levam à sede, bolas de todos os tipos, alguns levam bolas de gude, outros já levaram até meteoros alienígenas... Perdão pela redundância, se são meteoros são alienígenas... Pensando bem não: Nunca se sabe se alguém fodão lançou algo tão longe que esse algo fez uma parábola até a estratosfera e voltou a cair, sendo confundido com meteoro.

Além de todos os tipos de bola, meteoros e quaisquer objetos que pareçam bolas, os gandulas algumas vezes carregam coisas extra a pedido de algum jogador que esteja querendo dar uma escondido da muié(a maioria casa cedo), inclusive, esse material extra que o gandula leva à pedido de alguns jogadores, pode fazer com que ele ainda assim, traga bolas sem que ele, nem o jogador percebam: Esse bolas apenas serão notadas na hora mais critica, mas como diz o ex-recordista de gols em copas do mundo: Já que tá lá... Isso não garante que esse apetrecho a mais levado pelo gandula, não diga depois minha vez, e isso é o pior de tudo.

Por causa dessas confusões, o futebol precisou se aliar até mesmo a estudos UFO, Geologia e também Arqueologia, pois os gandulas vão desenterrar uma bola e acabam encontrando fosseis de seres dos mais variados, alguns eles têm muito medo, pois além das feições estranhas, ainda parecem estar vivo depois de séculos ou mesmo milênios, mas o gandula pensa : Pode ser uma bola deformada, e lava assim mesmo.

Bolas inchadas[editar]

Lugar mais distante em que um gandula encontrou uma bola.

Um gandula algumas vezes olha para a bola encontrada e pensa que do modo como ela está, não poderá mais ser usada por estar torta, mucha, ou com alguma protuberância estilo herpes, mas assim mesmo, na dúvida, ele deve sim, levar a bola: tem que levar tudo que se pareça com uma bola, como já especificado na sessão anterior. Mesmo que as bolas estejam estranhas, pois o dever dos gandulas, ainda que a federação não utilize mais a bola em questão, é também ajudar a não deixar lixo espalhado por aí, a exemplo dos japas. Os japas inclusive foram responsáveis por muita vadiagem dos gandulas, mas não todos, alguns agradeceram o auxílio, mas continuaram a trabalhar também, assim como muitos dos garis.

Quando as bolas estão estragadas, elas são encaminhadas ao lixo reciclável, bem por isso, por pior que estejam, os gandulas devvem leva-las assim mesmo. Não interessa que estejam com calombos aqui ou ali, simplesmente não devem ser deixadas onde estão. Nisso alguns gandulas arriscam até mesmo a vida e acabam por resgatar a vida de alguns bichinhos desavisados que se enfiam em qualquer lugar, sem calcularem se realmente cabem nele, os gandulas acabam confundido o dito bichinho com bola e acabam por salva-lhes a vida, assim mesmo não se tornam heróis, nem mesmo ganham algo do dono do Pet, mas como os gandulas são descendentes de duendes saem felizes apenas com o resgate, ainda que em agradecimento o bicho lhes tenha enchido de mordidas ou esfregado algo pior.