Iguana

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Frilledlizard.jpg Este artigo trata de um réptil!

Ele pode ser um dinossauro ou uma lagartixa, adora tomar sol e morreu só para virar bolsa de perua!

Iguana
Iguana tomando sol necessário para o funcionamento de seu metabolismo
Iguana tomando sol necessário para o funcionamento de seu metabolismo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Acordados
Superclasse: Quadrúpedes
Classe: Dinossauros
Ordem: Acamados
Subordem: Lagartos
Família: Iguaria
Gênero: Guiana

Iguana é um pokémon do tipo grama. Ele é um camaleão que não sabe se disfarçar, um jacaré que não sabe caçar e um dinossauro em miniatura. Originário das Ilhas Galápagos, do México, de Marte e do Rio Amazonas, o iguana por suas características dóceis é o réptil mais adotado como animal de estimação depois do crocodilo do Nilo, pois, se cuidado com carinho, não há riscos do animal atacar humanos.

Iguanas e a Humanidade[editar]

Iguanas, parentes próximos do Godzila, todo cuidado é pouco...

O Iguana é um animal que possui milhões de anos de história, e durante todo esse tempo a espécie se dedica a ficar as 24 horas de seus dias parados tomando sol. Tudo começou quando esses marcianos decidiram dominar um planeta chamado Terra, e por milhões de anos reinaram, construíram pirâmides e escravizaram macacos, porém, com a precipitação de um meteoro por volta de 65.500.000 a.C., os iguanas para sobreviver entraram em estado de hibernação no México para se tornaram as lagartixas que são hoje.

Por ser um animal muito gentil, não late, não mia, não faz barulho, não defeca nem urina em locais aleatórios, não fede, não enche o saco das visitas, não morde, não fica pedindo comida, não chora e parece um robozinho, o iguana é o réptil mais adotado como animal de estimação, os perfis de donos de iguanas são índios, metaleiros, bruxos, seres satânicos e emos enrustidos.

São poucos cuidados a ter com um iguana domesticado, entre eles está cortar as unhas do animal para evitar que ele ataque com consequências mortais outras pessoas e vigiar o que o animal ingere, já que eles comem tudo que veem pela frente.

Características[editar]

Não confunda!! Isto não é um iguana!!

O iguana é tecnicamente um réptil, um meio-termo entre lagartixa e crocodilo tanto em termos de tamanho quanto em termos de agressividade e força da mordida. Os iguanas podem ter diversas variações de verde e suas escamas lembram a de um dragão. A cauda é a parte mais importante do animal, muito cobiçada, é importante ingrediente exótico de bruxos e afins.

Como todo réptil, é um animal de sangue frio e por isso é movido a energia solar e passa o dia tomando sol sem precisar de bronzeador ou protetor solar. Seu organismo de metabolismo alienígena também precisa de raios ultravioletas para sobreviver. Iguanas também precisam nadar diariamente para evitar ressecar a pele. A rotina de um iguana se resume a fazer nada e nadar.

A reprodução dos iguanas é um mistério, alguns cientistas defendem que eles se reproduzem assexuadamente já que ninguém nunca vê iguanas cruzando, mas outras teorias defendem que os iguanas por pudor preferem acasalar escondidos, longe dos olhares dos curiosos. Igual às tartarugas, os iguanas não ligam para a sua espécie, apenas colocam os ovos e vão embora e deixam os filhotes quando nascem se virarem sozinhos.

Habitat[editar]

O local preferido dos iguanas são as pedras com vista para o mar, nesses locais eles podem ficar fazendo nada, parados o dia inteiro tomando o sol apreciando a bela vista do horizonte. Quando estão com o sangue mais quente sempre gostam de entrar no mar. O maior exemplo desse habitat são as Ilhas Galápagos, mas como o ser humano é um inimigo milenar dos dragões, desejam a destruição dos iguanas, e agem como predadores naturais dos iguanas insulares destruindo essas ilhas a troco de nada.

Os iguanas de florestas tropicais são aqueles que o Ibama menos se importa, por habitarem as vastas florestas da América do Sul e da América Central, os locais mais abandonados do mundo, os iguanas são caçados sem piedade, aprisionados e detidos em casas de humanos malignos que domesticam esses animais selvagens sem se importar com o equilíbrio ambiental apenas para satisfazer seu ego fraternal. As iguanas podem ser de diversas cores, verdes, amarelas, vermelhas, azuis, rosas, isso depende da região que elas nascem.

Comportamento[editar]

Em situações normais, os iguanas ficam parados, observam e sempre fogem, covardes como lagartixas. Mas os iguanas são animais selvagens, e por isso, as vezes como os cães, atacam pessoas com consequências graves. Na ilegalidade, existem pelo Brasil, principalmente na Região Norte, rinhas de iguanas, onde os donos de iguanas treinam seus animais como pokémons para matar.

Iguanas exigem certos cuidados, pois esses animais se ofendem facilmente se chamados de lagartixas, e seus perigosos ataques podem matar:

Ataques[editar]

Iguana atacando ferozmente um exército humano.

Como qualquer pokémon, os Iguanas possuem 4 ataques básicos:

  1. Cauda Chicote - O animal se vira e golpeia consecutivas vezes com sua cauda afiada.
  2. Folhas Navalha - O iguana arremessa centenas de folhas cortantes.
  3. Arranhão - Com suas unhas afiadas os iguanas são capazes de arrancar a carne de suas presas.
  4. Mordida - Um golpe de dilacerar com seus dentes serrados.

Hábitos Alimentares[editar]

Iguana caçando seu alimento.

Por ser um animal movido totalmente por instintos, iguanas tendem a comer tudo que aparecer diante de suas faces, por isso os iguanas domesticados tem que ter o ambiente a sua volta muito bem cuidado para evitar que eles comam algo indigesto.

A dieta de um iguana jovem deve ser mais balanceada com carboidratos, por isso insetos como grilos e baratas são indispensáveis, mas o iguana também saboreia carne bovina e suína. A medida que o animal se torna adulto, a sua alimentação se torna mais leve e o animal vira quase que vegetariano, e como coisas como brotos, queijo branco, alface, escarola, laranja, banana, outros iguanas, cenouras, humanos, mas o que os iguanas mais adoram são flores (não receber flores, mas comer mesmo), entre as flores mais apreciadas estão a de qualquer mulher são os hibiscos, o ipê, rosas, margaridas e jasmins.

Iguanas domésticos têm tendências a ficarem obesos, pois comem o dia inteiro e ficam parados quando não estão comendo, são como o Homer Simpson dos animais. Para evitar isso (ou não), os donos de iguanas podem optar por deixar o seu iguana gordo e feliz, ou magro e infeliz levando o animal para se exercitar.

Espécies[editar]