Jandaia do Sul

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Carroca1.jpg Enxada-1.png Esti artigu é caipira, sô!! Enxada-2.png

Este tar di artigu pareci caipira, foi escritu purum caipira, ô ele é de fato
CAIPIIIIRRA!!!

Num istraga eli naum, si não nóis crava a inxada pra riba docê!

Descitacoeslogo2.png
O Descitações possui citações de/sobre Jandaia do Sul.

História, tradição e economia

Jandaia do Sul foi criada por um grupo de roceiros da região. A cidade tornou-se desde logo um centro de convergências de carroceiros vindos de todas as regiões do país atraídos pelas péssimas belas perspectivas oferecidas pelo solo infértil para o cultivo do café. Depois mudaram-se para lá políticos corruptos burgueses, favelados, manos, emos e etc. Até hoje a única atividade econômica é a lavagem de dinheiro produção de café.

Jandaia do Sul nos dias atuais. Note que há apenas 3 pessoas na foto.

Jandaia do Sul está localizada no Vale do Ivaí, sendo reconhecida pelas metrópoles cidades vizinhas como um grande centro regional.

A cidade também conta com o Hospital Regional, o manicômio hospital que, graças ao péssimo grandíssimo investimento do governo, consegue cuidar de todos os bêbados e drogados da região. O Regional tem grande influência econômica na cidade, sendo a principal via política de lavagem de dinheiro que, a cada 10 habitantes de Jandaia, 5 trabalham no Regional.

Típico habitante local.

Outro ponto importante de Jandaia do Sul é a avenida, local com maior índice demográfico da cidade. Isso, porque é a única rua da cidade que possui comércio (como se houvessem outras). No fim da avenida ficam os trailers de lanches. Comer qualquer um desses lanches é pior que comer veneno de rato.

Recentemente a cidade foi premiada com a UFPR - Câmpus do Fim de mundo, que trouxe uma cambada de alunos, cujos 99% irão embora assim que se formarem

Curiosidades

  • Todo jandaiense sonha em mudar de cidade.
  • O Dingo Bar (bar para velhos) é um dos locais mais movimentados de Jandaia do Sul.
  • A cada 2 meses, 1 lan house abre e 2 fecham.
  • Jandaia não tem cinema nem MCDonald's, mas tem um shopping quase falido.
  • Pesquisas mostram que 90% dos riquinhos estudantes de Jandaia matam aula estudam no Estadual.
  • Em Jandaia, quem não é político fazendeiro, é desempregado.
  • Jandaia tem 100 habitantes e 50 igrejas.
  • Houve rumore de que Mar de Fogo seria produzido em Jandaia, mas faltou gente.
  • Historiadores tentam provar que foi na cidade que houve a guerra entre mafagafos e cactus.
  • Jandaia tem 3 prédios. 80% dos apartamentos sequer foi povoado.
  • Cientistas afirmam que Jandaia do Sul é uma parte perdida do Acre.
  • A alguns meses, emos enviaram sua tropas para lá, e estão tentando dominar o mundo.
  • Jandaia foi parte do Set de gravação de Eu sou a Lenda.
  • Lá as pessoas ainda se casam virgens.
  • A única faculdade de Jandaia chama-se Faculdade de Filosofia de Jandaia do Sul. A pouco tempo atrás, o MEC suspendeu o curso de Filosofia deles, Atualmente sobrevive através do pequeno aluguel que a UFPR paga para usar o prédio enquanto a universidade não monta o campus proprio, e com isso as alunas de psicologia ficam livres dos engenheiros que aparecem já cedo pra pegar as aulas
  • Os únicos que estudam nessa porra Fafijan, são os que não conseguiram passar em uma universidade publica, ou não tem dinheiro pra bancar os estudos em outra cidade, como alguém normal.

Nos anos 60/70, tinha o cine Guaruja que passava filmes todos os dias e nos sabados e domingos, se fosse filme nacional (chanchadas da Atlantida) ou filmes do Mazaropi, tinha 2 seções. Nas segunda feiras passava filmes japoneses, para atender a colonia. Nos domingos à tarde tinha matinê, com seriado, era uma festa, a mulecada trocava gibis na porta ou la dentro mesmo. Dai veio a TV Coroados que mesmo com chuviscos e necessitando de torres de ferros altas para a antena, acabou fechando o cinema por falta de público.

População

Os habitantes de Jandaia são no geral um bando de caipiras. Ninguém sabe o que é bom. Sertanejo é a música principal. A maioria é brega, com pouquissimas exceções, e essas exceções são entendidas erradamente. Felizmente não herdaram o sotaque paranaense comum do LEITÊ QUENTÊ, sotaque mais paulistano, mas que puxa o 'r'.