Jardins e Castelo de Kroměříž
Este artigo é um Patrimônio Mundial da Humanidade. |
Pode ser uma ruína, uma cidade |
Leitura recomendada apenas para |
A UNESCO monitora este artigo. |
Jardins e Castelo de Kroměříž é um patrimônio mundial na cidade de Kroměříž que a julgar pelo tanto de acentos deve ficar na República Tcheca. É mais uma ruína sem qualquer uso atualmente ocupando espaço no meio da cidade, sendo pertencente a alguma autarquia competente local cujos belos jardins só podem ser vistos pelo Google Earth uma vez que visitações são proibidas.
História[editar]
Castelo inaugurado em 1497 com um estilo gótico e elementos renascentistas, inicialmente era utilizado para guardar tesouros tchecos. Porém, com a Guerra dos Trinta Anos ele foi completamente saqueado por um exército de loiras suecas ninfomaníacas bissexuais (as maiores rivais das tchecas), que pilharam todos os vibradores, paus de borracha e dildos milenares.
No ano de 1664 arquitetos de Liechtenstein reformaram o castelo, e agora o palácio começou a ser utilizado por bispos, porque estes são muito excêntricos e não querem ficar em igrejas, capelas, mosteiros ou catedrais como os padres e freis normais que fizeram verdadeiros votos de pobreza.
O último ataque que ocorreu ao Castelo de Kroměříž ocorreu quando o Duque da Morávia em visita à cidade discutia com o Duque de Kroměříž sobre o número de suínos que poderia caber dentro de um suposto chapéu de Jesus. O duque da Morávia, influenciado pelo pensamento racionalista de Spinoza, afirmou que a resposta seria de cerca de 1/15 de um porco, ou em termos leigos, uma orelha de porco. O Duque de Kroměříž negou, alegando que Jesus teria um chapéu mágico especial, de modo que o número que caberia em seu chapéu seria, pelo menos, de três mil porcos e talvez mais. Menos importante, o Duque de Andorra insistiu que Jesus, sendo judeu, não tocaria um porco. O resultado foi uma guerra de estrume que manchou o interior do castelo, fato que pode ser percebido até hoje.
Jardins[editar]
Para a UNESCO o castelo é na verdade até comunzinho e nem merece tanta menção, sendo que seus jardins é o que realmente vale a pena devido a seu curioso formato de dodecaedro e multicoloridas flores em forma de boceta.
Arquitetura[editar]
Franz Anton Maulbertsch e Josef Stern foram os dois arquitetos responsáveis pelo castelo. O primeiro visitou a Disneylandia e o segundo o Kremlin em Moscou, ao retornarem mesclaram suas experiências e anotações só que em tamanho reduzido por causa do orçamento. O resultado foi o Castelo de Kroměříž.