Jardins e Castelo de Kroměříž

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar
Este artigo é um
Patrimônio Mundial da Humanidade.

Pode ser uma ruína, uma cidade
de merda, um matagal abandonado,
mas está protegido!

World Heritage Site logo.png

Leitura recomendada apenas para
pessoas com cultura.

A UNESCO monitora este artigo.


Jardins e Castelo de Kroměříž é um patrimônio mundial na cidade de Kroměříž que a julgar pelo tanto de acentos deve ficar na República Tcheca. É mais uma ruína sem qualquer uso atualmente ocupando espaço no meio da cidade, sendo pertencente a alguma autarquia competente local cujos belos jardins só podem ser vistos pelo Google Earth uma vez que visitações são proibidas.

História[editar]

Panorama dos jardins do castelo de Kroměříž e toda sua junção de triângulos, trapézios e todas figuras geométricas existentes.

Castelo inaugurado em 1497 com um estilo gótico e elementos renascentistas, inicialmente era utilizado para guardar tesouros tchecos. Porém, com a Guerra dos Trinta Anos ele foi completamente saqueado por um exército de loiras suecas ninfomaníacas bissexuais (as maiores rivais das tchecas), que pilharam todos os vibradores, paus de borracha e dildos milenares.

No ano de 1664 arquitetos de Liechtenstein reformaram o castelo, e agora o palácio começou a ser utilizado por bispos, porque estes são muito excêntricos e não querem ficar em igrejas, capelas, mosteiros ou catedrais como os padres e freis normais que fizeram verdadeiros votos de pobreza.

O último ataque que ocorreu ao Castelo de Kroměříž ocorreu quando o Duque da Morávia em visita à cidade discutia com o Duque de Kroměříž sobre o número de suínos que poderia caber dentro de um suposto chapéu de Jesus. O duque da Morávia, influenciado pelo pensamento racionalista de Spinoza, afirmou que a resposta seria de cerca de 1/15 de um porco, ou em termos leigos, uma orelha de porco. O Duque de Kroměříž negou, alegando que Jesus teria um chapéu mágico especial, de modo que o número que caberia em seu chapéu seria, pelo menos, de três mil porcos e talvez mais. Menos importante, o Duque de Andorra insistiu que Jesus, sendo judeu, não tocaria um porco. O resultado foi uma guerra de estrume que manchou o interior do castelo, fato que pode ser percebido até hoje.

Jardins[editar]

Para a UNESCO o castelo é na verdade até comunzinho e nem merece tanta menção, sendo que seus jardins é o que realmente vale a pena devido a seu curioso formato de dodecaedro e multicoloridas flores em forma de boceta.

Arquitetura[editar]

Franz Anton Maulbertsch e Josef Stern foram os dois arquitetos responsáveis pelo castelo. O primeiro visitou a Disneylandia e o segundo o Kremlin em Moscou, ao retornarem mesclaram suas experiências e anotações só que em tamanho reduzido por causa do orçamento. O resultado foi o Castelo de Kroměříž.