Jogos Olímpicos de Verão de 1896

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Greece-flag copy.jpg "ΑΝΕΓΚΥΚΛΟΠΑΙΔΕΙΑ Η ΘΑΝΑΤΟΣ!!!"

Re, este artigo é grego! Ele pratica beijo grego, joga tudo na janela do carro quando acaba e gosta de ganhar de Portugal na Eurocopa, além de estar endividado pra caralho.

Olympic-games-athens-1896.jpg

Os Jogos Olímpicos de Verão de 1896 (Θερινοί Ολυμπιακοί Αγώνες 1896), também conhecido como a Primeira Olimpíada, ou Atenas 1896, que nunca foi usado. São os primeiros jogos olímpicos da era moderna (apesar de moderno naquela época, hoje em dia esses são os verdadeiros jogos da antiguidade), realizado nas ruínas de Atenas onde participaram 14 países em 9 modalidades num total de longos 10 dias de tortura.

Organização[editar]

Coubertin ao saber que o custo das olimpíadas iria sair de seu bolso.

Pierre de Fredy, o tal do barão Coubertin foi historiador e manipulador a vida toda, um dia ele encontrou destroços, colunas e balaustres na antiga favela de Atenas e espalhou mentiras sobre as ruínas serem um antigo palco de show de talentos voltado para esportes. Coubertin ficou fissurado nos jogos e resolveu fazer seu próprio torneio de pegação.

Em 1894, Coubertin reuniu a elite da Grécia para pedir esmola e financiar seu projeto, foi mandada uma carta de solicitação de participação a vários países da Europa e América (Também a Ásia, mas não chegou a tempo). O custo total dessa bagaça toda foi de 1,99 dólares, um preço altíssimo para a Grécia que já estava quebrada.

O evento contou com apenas um estágio, o Estádio Panathinaiko de atletismo e outras frescuras, a maratona ocorreu pelas florestas e campos de Atenas e a natação foi num açude com altura de 20 centímetros.

Cerimônia[editar]

Público entretido com as olimpíadas.

A cerimonia ocorreu no dia 6 de abril numa segunda-feira, estavam presentes mais de 8 mil pessoas, junto a reis e mais de 150 competidores besuntados de suor causado pelo dia de 42°C. Como não existia a tocha olímpica, não houve nenhum desfile ou parada, deixando a cerimonia ainda mais pobre.

Já que era pascoa, a cerimonia começa por uma breve reza, logo mais é entonado o hino grego e depois o hino olímpico por uma banda de polka, novamente é feita uma reza e logo o discurso do rei da Grécia, assim abrindo os jogos olímpicos com tiros em passarinhos, simulando fogos de artifício.

Modalidades[editar]

Durante dez dias de competição (8 na verdade), ocorreram o mata mata e a correria para ver quem terminava as provas mais rápido, ou pela maior quantidade de pontos, as regras eram inexistentes, por isso valia tudo, para no final ganhar um ramo de trigo e um cacho de uvas verdes.

9 Modalidades estavam presentes: Correr pra caralho, pedalação, luta de espadas, yoga, amostra de músculos, luta greco-romana, mergulho, ping pong e tiroteio.

Também estava previsto para serem incluídos esportes como: Futebol, Críquete, Vela e Remo, mas devido a falta de lugar, infraestrutura, dinheiro e até mesmo e jogadores, esses não foram realizados.

Atletismo[editar]

Corrida com obstáculos, o melhor do atletismo.

Nessas olimpíadas o atletismo foi o esporte mais chato de toda a competição, pois esteve do inicio ao fim do evento, além de ninguém bater recorde nenhum, a emoção de ver um bando de alfaiates, jornaleiros e vendedores de cigarro correndo não era grande coisa. A maratona foi a mais emblemática, nela correram 8 competidores, sendo 3 leiteiros, 2 acendedores de lampião, 2 lavadores de pratos e um carteiro, além de um cachorro babão, que inclusive ganhou a corrida.

Em esporte de dar pulinhos, o salto com vara e o salto em altura foram os mais vistos da olimpíada, ambos usando troncos de eucalipto, no salto em altura, escreveram-se 30 competidores, desses, apenas 7 conseguiram ter força de se lançarem acima do tronco, o resto dava de boca no pau.

Ocorreram também os esportes de arremesso de peso (utilizando uma bola de boliche) e o arremesso de disco (com uma bandeja redonda).

Ginástica[editar]

Ginástica em dupla.

Por incrível que pareça, a ginastica era proibida para as mulheres e gays da época, a modalidade era vista como engraçada e era apenas praticada por acrobatas de circo. Foram realizados vários esportes de barra e saltos, além da escalada feita num pau bem grosso no centro do estágio.

Outros esportes integrados nessa modalidade e ainda inéditos e únicos nessa olimpíada foi a yoga, em média uma apresentação durava meia hora, acredita-se que o vencedor deixou dois terços das pessoas na plateia dormindo, inclusive 4 de 5 juízes hibernaram durante toda a realização do esporte. Outro esporte foi o estralamento de ossos, quem estralava mais ossos ganhava.

Halterofilismo[editar]

O levantamento de peso era um esporte novo nessa época remota de 1896, para a competição, foi-se inventado todo o tipo de levantamento de peso, desde o tradicional feito com pesos de até uma tonelada, até o levantamento com os mindinhos, no qual obteve o recorde imbatível de 0,09 gramas.

Lutas[editar]

Momentos finais de uma luta.

Tiveram varias lutas nas olimpíadas de 1896, dentre elas a luta greco-romana se destacou incomparavelmente das outras, devido a sua depravação oculta. Não havia limite de tempo, então as lutas demoravam até mais do que uma hora, tinha lutas na quadra, na grama, na lama, na cama e até mesmo luta com óleo de oliveira no corpo, era uma pegação que não tinha fim.

Nações Participantes[editar]

Na teoria participaram 14 países, apesar de sempre rolar cofunção quantos países realmente participaram. Teve também uma equipe mista com competidores de trocentos países.

  • Bandeira da Grécia Grécia - 169 - A felizarda que sediou as olimpíadas, depois do evento, adentrou mais ao buraco da pobreza.
  • Bandeira da Alemanha Alemanha - 19 - Ganhou umas medalhinhas aqui e ali, mas ninguém se surpreendeu com essa nação.
  • Bandeira dos Estados Unidos Estados Unidos - 14 - Todos os seus competidores ganharam pelo menos uma medalha, o mais incrível é que esses competidores eram desempregados e nem mesmo praticavam esportes.
  • Bandeira da França França - 12 - Uma nação que só sabe encher linguiça.
  • Bandeira do Reino Unido Reino Unido - 10 - Outra pra encher linguiça, foi ainda pior que a França.
  • Bandeira da Hungria Hungria - 7 - Apesar da Hungria fazer parte da Áustria-Hungria, seu resultado é dado separado da sua outra cara metade para se sobressair na tabela de medalhas.
  • Bandeira da Dinamarca Dinamarca - 3 - Conseguiu a proeza de conquistar 6 medalhas com apenas 3 atletas, mas acaba ficando em nono.
  • Bandeira da Suíça Suíça - 3 - Nação que amargou em último lugar.
  • Bandeira da Áustria Áustria - 3 - Foi rejeitada pela irmã, mas só está abaixo dela por um medalha de bronze.
  • Bandeira da Itália Itália - 1 - Encheção de linguiça (3).
  • Bandeira da Suécia Suécia - 1 - Fazia parte da Noruega na época, mas o único competidor era sueco.
  • Bandeira da Austrália Australia - 1 - A austrália nem mesmo era um país nessa época, só foi colocada aqui porque teve u competidor australiano, que inclusive se consagrou com 2 medalhas de ouro.
  • Bandeira do Chile Chile - 1 - O comitê olímpico do Chile diz que um chileno participou do evento, mas o comitê olímpico internacional não o avistou nem na competição, nem nas inscrições. Eis o competidor fantasma.
  • Bandeira da Bulgária Bulgária - 1 - O comitê olímpico búlgaro declara que um dos competidores suíços é búlgaro e que compete pela Bulgária, mesmo o atleta dizendo que não.

Curiosidades[editar]

  • Apenas um dos seis símbolos olímpicos existiam nessa época quando aconteceu os primeiros jogos olímpicos, sendo ele o hino olímpico que foi composto até 100 anos antes das olimpíadas, e que nem em esporte fala em sua letra.
  • Segundo a carta olímpica, os jogos de Atenas 1896 não é considerado olímpico, pois foi comprado por Atenas e subornado pelos Estados Unidos.
  • Diferente de hoje que os ganhadores ganham ouro-prata-bronze, os primeiros colocados ganharam uma medalha de prata, os segundo de bronze e os terceiros que se contentam com nada.
  • De acordo com o COI, o maior medalhista dessa olimpíada foi o competidor fantasma que conquistou 16 medalhas, aproximadamente 40% das competições.
  • Como as olimpíadas foram um fracasso sucesso, ela seria repetida em 1900, mas acharam melhor move-la para França e incorpora-la junto a Exposição Universal e fazer só uma barraquinha dos melhores momentos de Atenas 1896.
  • Essa sem dúvida foi a olimpíada mais pobre de todas, e isso que nem foi o Brasil que a organizou.
  • Como de costume, as mulheres foram proibidas de participar dos jogos, mas em compensação elas puderam ver as cagadas dos homens.