Kongregate

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Fliperama Cquote2.png
Google sobre Kongregate

Vencedor do Prêmio Kongregate de Qualidade Gráfica, 2010.

O Kongregate é um site em inglês que oferece vários jogos em Flash. Lembra da sua infância alimentada a Nesquik e Trakinas, enquanto acessava a internet discada para passar várias horas de diversão no Fliperama? Pois é, como todos, menos você, que é sempre o último a saber das coisas tem conhecimento, as criancinhas de outros países também teriam que ter um site do tipo, não acha? Pois então, aí é que entra com todo o gosto (ui!) o Kongregate.

Ideia

A ideia por trás do Kongregate é deveras interessante: você compra na banquinha da esquina uma daquelas revistas Como programar em Flash em 15 minutos e tenta repetir as instruções no seu computador, criando um jogo bem-feito e de qualidade. Como toda pessoa inteligente, você deseja mostrar sua bela criação ao mundo inteiro, e tem um lugar garantido lá no Kongregate. Você coloca seu joguinho lá e as pessoas o jogam normalmente. As pessoas dão uma nota ao jogo. Quanto mais nota o jogo tiver e quanto mais gente que já tenha jogado, você ganhará um dinheiro.

Em suma, você faz um jogo. Se muita gente jogar, e se muita gente gostar, você vai ganhando mais dinheiro. Como uma pessoa de boa fé que você é, você acredita nisso. Ao receber mais dinheiro, você fica mais inspirado para fazer algo melhor, para que possa ganhar mais dinheiro. E assim vai. No final das contas o Kongregate fica com uma montanha de jogos e você com uma montanha de dinheiro. Pessoas como Eike Batista e Silvio Santos começaram suas fortunas fazendo jogos para o Kongregate.

Esta imagem não tem nada a ver com o artigo, mas às vezes coisas sem sentido nos fazem dar risada igual a imbecis, que nem agora. Sim, estou olhando pra você.

Valor

O Kongregate acabou atraindo uma legião de programadores-de-padaria e jogadores-que-deveriam-estar-estudando-no-momento. Acabou atraindo tanta gente que calcula-se que ele valha mais de 3 milhões de dólares, e por dia possui mais de 5 milhões de visitas, o que é mais ou menos 10% do número de acessos diários da Desciclopédia. Aqui vão algumas estatísticas dos visitantes do Kongregate (é sério isso)[1]:

  • São adolescentes ou pessoas que não fazem nada que preste da vida;
  • São homens (mulheres frequentam sites de culinária ou sites de lojas de roupa);
  • Metade ainda está no Ensino Médio, a outra metade está na faculdade;
  • Metade acessa do laboratório de informática da escola, metade do laboratório de informática da faculdade.

Patrocínio

Como qualquer coisa nos dias de hoje, ele tem um pouco de patrocínio em algumas pequenas partes do site. Já passaram por lá EA, Valve, Toyota, Jontex Júnior, Lico de Cair Pinto, entre outros. Vale destacar que cada patrocinador possui um jogo em especial para si. Por exemplo, a EA fez um jogo a partir do jogo (WTF?) Dragon Age. O Lico de Cair Pinto fez um jogo onde o objetivo era... bom, deixa pra lá.

Jogos

Apesar de ser repleto de jogos feitos em Flash, o Kongregate possui ótimos jogos de qualidade que são lembrados em qualquer lugar no mundo como... ah... o... é... Então. Os tipos de jogos são os seguintes:

Estima-se que 100% dos jogadores do Kongregate esperaram algum dia encontrar algo assim por lá.
  • Platformer: Conheça um mol de encarnações do Mario, Sonic, Sonic com Mario, Mario com Sonic, Mario e Sonic, Sonic e Mario, Mario e Sonic com balas, Mario e Sonic com bolas (ui!), foguetes, lasers e golfinhos dourados, etc.);
  • Corrida: Tem jogo onde você corre na grama, ou no espaço, ou no asfalto, bem criativo mesmo);
  • Ação: Você tem uma missão clichê e tem que cumprí-la, atirando com uma pistola, e depois pode comprar um revólver, uma submetralhadora e no final uma arma à laser);
  • RPG: Você tem uma espada. Mate tudo que tiver pela frente. Esse tudo na realidade são dois tipos de inimigos que aparecem durante as 2 horas de jogo.

Carisma

Na tentativa de trazer mais gente, independente da qualidade, incluíram o sistema de achievements, com coisas dificílimas como passe da primeira fase - ganhe 10 pontos. Com mais pontos você pode se sentir superior que seus amiguinhos por alguma razão, e assim ganhando níveis que na realidade não tem nenhum motivo. Às vezes existem certas quests no site, fazendo com que você jogue coisas mal-feitas, lotadas de bugs e que lhe deixam tendo ataques epilépticos somente ao olhar para a tela do computador para que você possa alimentar seu vício, ganhando mais pontinhos.

Há também um fórum e um sistema de chat no qual você pode mostrar o quão importante você é, ou como você é melhor do que todos. Obviamente nunca existem discussões inteligentes, dado o fato de que é um fórum e lotado de garotinhos alimentados a leite-com-pêra, ovomaltino e pão com mortadela.

Ligações externas

Kongregate

Notas