Kuopion Palloseura

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Kuopion Palloseura
Escudo do KuPS.png
Brasão
Hino '
Nome Oficial Seinäjoen Jalkapallokerho
Origem Bandeira da Finlândia Finlândia - Kuopio
Apelidos Kus
Torcedores
Torcidas
Fatos Inúteis
Mascote
Torcedor Ilustre
Estádio Sabonete Assabonetado Arena
Capacidade 4700
Sede
Presidente
Coisas do Time
Treinador
Pior Jogador da história Nuvola apps core.png Aulis Rytkönen
Melhor Jogador da história Crystal Clear action bookmark.svg.png Valeriy Broshin
Patrocinador
Time
Material Esportivo
Liga Campeonato Finlandês
Divisão Veikkausliiga
Títulos
Ranking Nacional
Uniformes



Kuopion Palloseura (ou KuPS para ficar pronunciável) nome que do finlandês literalmente significa "Cu Arrombado Piscante", e um time de futebol assíduo frequentador da segunda divisão da Finlândia e quando está na primeira divisão passa jejuns de 43 anos sem títulos.

História[editar]

Fundação[editar]

Em 1915 surgia o Kuopion Reippaan (Copião Rei do Spam), uma agremiação esportiva de praticantes de bocha na neve, esporte muito popular na época e que mobilizava a cidade nos dias de competição. O time sagrou-se penta-campeão lapão de bocha na neve, feito até hoje ainda não superado.

Mas então ocorre em 1918 o primeiro e oficial Campeonato Finlandês de Bocha na Neve que confrontou a Guarda Branca e a Guarda Vermelha numa acirrada competição onde a Branca ganhou (a camuflagem gerada pela neve ajudou). Após esse campeonato tão sangrento que terminou com 9.200 mortes a bocha na neve nunca mais foi vista com os mesmos olhos, e em 1923 uns dissidentes do Kuopion Reippaan criariam o Kuopion Palloseura para focar-se apenas no futebol, um esporte que demonstrariam nunca entender direito, mas mesmo assim era só pra competir, não para ganhar. Nunca foi muito longe nos primeiros anos, até porque ninguém sabe onde fica Kuopio.

A primeira competição internacional[editar]

O KuPS era para ter jogado a Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1959–60 apenas como time café-com-leite convidado, predestinado a perder para o Eintracht Frankfurt. Os finlandeses fizeram o mais sensato e honrado e deixaram o time alemão vencer por W.O., poupando-os do esforço de ter que visitar o interior Finlândia só pra golear uns semi-amadores. Esta mesma atitude nobre não pode ser vista, porém, na Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1967–68, quando insitiu em querer jogar contra o AS Saint-Étienne, e só pelo óbvio mesmo, para perder os dois jogos e ser eliminado de cara.

Nas competições europeias não passa da primeira fase?[editar]

Não importa o quão brutalmente for desconhecido o adversário, o KuPS tornou-se especialista em ser eliminado para todos eles caso ele entre em qualquer competição europeia. O time conhece suas limitações e prefere não se desgastar a toa ao avançar fases demais nessas competições internacionais, então vai sempre procurar ser eliminado o mais rápido possível. Académica de Coimbra, Ruch Chorzów, Östers IF, Esbjerg fB e Gaz Metan Mediaș são exemplos de times que você nunca ouviu falar mas que já eliminaram o KuPS.

Quase falência[editar]

Em 2006 um feito para poucos, o time terminou na lanterna do campeonato finlandês. Geralmente quando isso ocorre a falência é decretada automaticamente, porque o time tem que estar muito ruim mesmo para chegar a esse ponto. Mas com alguns empréstimos o time se manteve e jogou a segunda divisão de 2007 a qual venceu e voltou para a primeira divisão, muito graças à contratação de bons jogadores baratos de países tradicionais como Serra Leoa e Gana.

Campeão finlandês na TV a cores[editar]

Conquistaria o campeonato finlandês de 2019, findando o jejum de 43 anos sem ganhar o torneio. A campanha foi uma porra, mas os rivais eram mais porra ainda, então acabou sendo campeão com a ajuda dos 8 gols marcados pelo artilheiro Lucas Rangel. Já ouviu falar?

Títulos[editar]

  • Campeonato Finlandês: 6 vezes (1956, 1958, 1966, 1974, 1976 e 2019)
  • Ykkönen 3 vezes: 2000, 2004, 2007
  • Kakkonen 1 vez (1998)