Metáfora

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Você quis dizer: Meta fora Cquote2.png
Google sobre Metáfora
Cquote1.png É a esposa do semáforo? Cquote2.png
Chaves sobre Metáfora
Cquote1.png Eu quem fiz! Cquote2.png
Sócrates, jogador do Curitcha sobre Metáfora
Cquote1.png Eu sou um mito Cquote2.png
Saci Pererê sobre Metáfora (e paradoxo)

Metáfora serve xingar ou caluniar alguma pessoa ou algo, mas usando a metáfora implicitamente. A metáfora pode ser usada também para passar lições de moral, falar algo estranho, comer uma palavra ou outra ou simplesmente te chamar de burro. Não se deixe enganar, a metáfora gosta de derrubar nego do cavalo no ENEM (e aí vão metáfora e personificação)!

História[editar]

Cquote1.png Antes um peixe na mão do que dois no mar! Cquote2.png
Cquote1.png Além do horizonte Cquote2.png

Grécia, 409 aC. Era um sábado de Sol em Atenas quando Eufrásio resolve tirar uma onda com o vizinho, que estava lá, tranqüilão, cuidando da horta do seu palácio: - Agronopoulus, seu safado! Já tô sabendo que você tá pegando a nova recepcionista da Acrópole. A resposta foi espartana: - Porra, Eufrásio! Deixa eu enterrar meu nabo em paz.

Realmente, existe muitos peixes no mar
Tão esperto como uma raposa!

Assim, com esta frase, surgiu a primeira metáfora da história. Que, aliás, ganhou esse nome porque a tal recepcionista, que diziam ser uma deusa, chamava-se justamente Metáfora. Um acontecimento deste porte só poderia mesmo ter ocorrido na Grécia, palco de todas as outras grandes invenções intelectuais do planeta. Já as grandes invenções materiais surgiram na China, com exceção do jogo americano. Mas voltemos ao nosso tema principal. A primeira metáfora da história foi criada em tempos de guerra e logo agradou gregos e troianos, dando origem assim à segunda metáfora da história. Antes mesmo de Sócrates ir jogar no Brasil, a metáfora já era amplamente utilizada pela elite grega. A playboyzada da época não convidava mais as menininhas para jantar. Eles passaram a dizer: - Vamos quebrar uns pratos hoje à noite?. E por aí foi. Por outro lado, a população pobre e ignorante não entendeu porra nenhuma e preferiu continuar com o seu jogo de palavras predileto, o trocadilho, inventado alguns anos antes no casamento da filha de Pitágoras, quando Platão foi zoado ao voltar do buffet com uma quantidade absurda de arroz a grega, que lá é chamado somente de arroz.

Assim como a maratona e as cuecas Zorba, a metáfora deixou a Grécia para se espalhar pelo mundo, sendo seu uso cada vez mais reconhecido e valorizado. No Brasil as línguas oficiais são ironia e metáfora, pois a última foi exportada para todos os lugares após Jesus começar a contar suas parábolas, que nada mais eram que metáforas que a maioria dos pobres não entendia direito — dessa burrice surgiram os padres e, mais tarde, os pastores.

Além do JC, vários escritores e músicos escrevem em metáforas, porque aí mesmo que o trabalho do cara seja uma merda, vão dizer que é profundo porque "você não captou o sentido metafórico, bicho", diz o filho da puta artista. Por conta da globalização, nunca mais ninguém virou gerente de marketing, foi eleito síndico ou comeu atriz da Globo sem dizer uma metáfora das boas, mesmo que não fosse de sua autoria. E mesmo que quem tenha ouvido não tenha entendido direito.

v d e h
Metáfora é uma Figura de linguagem!

Outras figuras de linguagem para você decorar: