Paolo Maldini

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Quem? Cquote2.png
Romário sobre Maldini
Cquote1.png Quem? Cquote2.png
Del Piero sobre Maldini
Cquote1.png Preciso de um substituto, alguém se candidata? Cquote2.png
Maldini sobre defesa idosa do Milan
Cquote1.png Eu! Cquote2.png
Thiago Silva sobre frase acima

Foto de Maldini quando foi preso

Paolo Maldini é um ex(?) jogador de futebol senior. Atualmente ele trabalha nas transmissões de futebol da Rede Globo, principalmente no Rio de Janeiro, ao lado de Luiz Roberto. Tem uma carreira muito comparada com a do Maestro Billy, som na caixa! Júnior.

Infância[editar]

Maldini é filho de Teresa e Cesare Maldini. Eles eram pobri, e moravam na periferia de Roma, por isso Paolo ficou muito traumatizado com as imagens aterrorizantes da II Guerra Mundial, que massacrava a Itália naquela época.

Seu único momento de diversão era nos recreios escolares, onde ele tentava jogar latinha de coca-cola futebol com seus amigos Alessandro, Lucas, Gianfranco e Roberto. Maldini era mais velho que todos esses, mas mesmo assim, era zoado demais por não conseguir jogar tão bem como eles. Por isso, jogava sempre de zagueiro, sendo bem criticado, pois era um tremendo de um quebra-pernas.

Isso fez com que Maldini quisesse vingança: ele prometeu que no futuro, seria mais lembrado do que todos os seus amigos como um grande jogador de futebol, mas até sua mãe (a mãe dele, não a TUA!) já não era muito esperançosa quanto ao filho. Ela achava que ele iria ser um vagabundo qualquer.


Início da Carreira[editar]

Paolo conseguiu entrar para as categorias de base do Milan só porque seu pai era o técnico, então, ele dava aquela ajuda ao filho. Como já citado anteriormente, Paolo era ruim de bola, mas ele tinha sangue brasileiro (sua tatataravó era brasileira) por isso não devolvia desistia nunca. Assim, ele começou a evoluir, e aos poucos, foi virando um grande jogador.

Ele foi crescendo, crescendo, até chegar ao time profissional. Ele estreou no dia da despedida de Giuseppe Meazza do Milan. O jogo foi contra a Fiorentina, e terminou 5 a 2 para a Fiorentina. Maldini fez um dos gol milaneses, despertando o interesse do técnico.

Jogo ia, jogo vinha, Maldini foi aprimorando o seu futebol (não precisava fazer nada, apenas quebrar pernas... Júnior Baiano foi para a Copa, né?). No campeonato de 1945, o de sua estreia, fez apenas 7 jogos, porque ainda era moleque. Mas em 1988, ele já estava na ponta dos cascos, por isso foi chamado para a...

Seleção Italiana[editar]

Ele teve uma passagem muito regular, quando ainda era jovem, na Copa de 1994, formou a dupla de zaga com o graaande (ou não) Franco Baresi, sim aquele mesmo que falhou no Mundial Interclubes contra os bambis, e perdeu pênalti na final da Copa... ah isso ninguém lembra, né. Aquela dupla era mais ou menos boa, já que parar o chorão Bebeto e o baixinho mulherengo Romário não era tarefa das mais difíceis (pena que Baresi complicava tudo).

Cuidado com a mosca!

Nas Copas seguintes, a Itália já era uma merda, então Maldini não pôde fazer nada para ajudar, como sempre.


Títulos[editar]

  • 5 Ligas dos Campeões da Europa
  • 3 Supercopas dos Campeões da Europa
  • 7 Scudettos
  • 5 Copa Itália
  • 2 Mundiais da FIFA

Além de outras proezas como

  • Conseguir perder um jogo ganho para o Liverpool
  • Não ganhar Copa do Mundo
  • Não ganhar Eurocopa
  • Não ganhar Olimpíadas
  • Não fazer gol na Inter
  • Não fazer gol na Juventus
  • Não fazer gol na Roma

Mas como bom italiano:

-Se veste bem

-Usa roupa de grife

-Casou com uma modelo

-Gosta de um bom vinho

-E perdeu pênalti em partida decisiva (no caso, na Eurocopa de 1996, valendo vaga nas quartas-de-final).

Flag of Italy.svg
Flag of Italy.svg

Goleiros: ZoffZengaGigi BuffonLorenzo BuffonToldoCombi
Zagueiros/Laterais: BaresiGentileCannavaroMaldini paiMaldini filhoNestaScireaCostacurtaMaterazziChielliniGiuseppe BergomiZambrottaFacchetti
Meio-campistas: ContiTardelliPirloTottiGattusoDino BaggioCamoranesiRiveraDe RossiZolaMeroniBenetti
Atacantes: MeazzaRoberto BaggioBonipertiDel PieroFilóInzaghiBalotelliPaolo RossiPiolaBettegaGigi RivaDi NataleJosé AltafiniGilardinoValentino MazzolaToniSandro MazzolaVieriVialliManciniTotò Schilacci