Perífrase

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Não é o Time do Neymar que tá jogando? Cquote2.png
Alguém usando uma perífrase
Cquote1.png Nós devemos respeitar os mais velhos, mesmo sendo a Bruxa do 71. Cquote2.png
Chaves sobre disfemismo perífrase
A perífrase é uma figura de linguagem onde a pessoa simplesmente troca uma certa palavra por algum apelido similar, mas diferente do eufemismo ou do disfemismo, desta vez a pessoa não quer colocar nenhum apelido carinhoso a determinadas pessoas, mas sim colocar títulos bonitos ou até toscos em uma pessoa ou algum personagem para deixá-lo mais fodão ou fodona (ou não), como por exemplo "Anônimo, o Estragador Editador de Artigos".

Usos[editar]

O "clichê máximo da Enciclopédia livre de conteúdo", uma perífrase que deve ser evitada neste site.

A perífrase pode ser usada em diversas situações, como evitar um eufemismo, dar cantadas infalíveis e depois receber um fora, ou quando uma pessoa esta sem saco para colocar a mesma palavra ou para fazer a redação do ENEM, criação de artigos fanfics, inventando termos para designar uma certa pessoa, animal ou qualquer coisa viva ou objeto. A perífrase é o contrário da antonomásia, quando está cansado de termos bonitos ou toscos e já quer usar a palavra ou nome em si.

Perífrase em um depoimento de uma história de um IP atualmente banido[editar]

Vou criar um artigo dessa vez na Enciclopédia livre de conteúdo, quando eu terminar este mini-feito textão na Wiki Melhor que a Wikipédia, vou colocar palavras para que fique cada vez maior e que tenha chance de ficar entre os Artigos mais engraçados deste sítio e irei colocar meu lixo do artigo nas votações para a Elite dos Artigos. Vou criar agora um esboço de três linhas dele e quando criarei, será o artigo mais engraçado deste site! MWAHAHAHAHAHA!

Agora é só mostrar a previsão e...NÃO! Essa porra apertou em salvar artigo, vou aumentá-lo rapidamente para salvá-lo da matança instantânea de artigos podres ou da matança de artigos podres em 1 semana, vou colocar mais palavras nele...NÃAAAAAAAAAO! Alguém fez uma sob-escrição de texto comigo! Vou protestar tanto na rede social de hashtags e no sumário pra mostrar quão estou bravo agora, espero que irão entender...AH NÃO, me colocaram na Delegacia dos Vândalos, agora estou realmente fodido e o Matador de Vândalos vai me mandar para conta do Papa...

Bem, voltando ao artigo...[editar]

Há vários estilos de perífrases, seja para endeusar uma pessoa, dar um apelido comum, ou até dirigir palavras carinhosas a ela, sendo que esta função o eufemismo e o disfemismo façam melhor. Exemplos de perífrases abaixos:

  • Time do Neymar - PSG (segundo o Galvão Bueno)
  • Chiqueiro - Estádio do _______ (insira time rival aqui)
  • Mestre Linguiça - Professor Girafales
  • Quebrador de Controle - Qualquer jogo do God of War
  • Cantor(a) de uma música só - Qualquer um desta categoria
  • Portador de necessidades especiais - Quem vandaliza a Desciclopédia sem motivo Pessoas com deficiência
  • Moça bonita, moça formosa, moça bem feita - Bem, infelizmente não sabemos o nome dela ainda.

Ver também[editar]

v d e h
Perífrase é uma Figura de linguagem!

Outras figuras de linguagem para você decorar: