Poder moderador

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Poder moderador foi uma piada bem humorada criada por Dom Pedro I (tinha que ser português) na época que o Brasil ainda era conhecido como Reino da Cocada Preta, quando surgiu a expressão Casa da Mãe Joana.

Originalmente o poder moderador tinha a função de controlar e moderar os outros três poderes, mas óbvio que isso tornou a existência desses poderes inúteis e dispensáveis, já que o poder moderador é quem sempre no final das contas legislava, julgava e executava.

Esse poder era exercido exclusivamente pelo imperador, considerado portanto uma espécie de dono do país, uma vez que ele estava ali desde que nasceu, sem dar a mínima chance de manifesto popular. Um formato retrógrado de despotismo esclarecido.

Onde existiu?[editar]

O verdadeiro mentor do Poder Moderador.

O poder moderador, claro que uma presepada dessas só pode ter existido apenas no Brasil, um país tradicionalmente coronelista, imperialista, manipulador do povo e sempre envolvido em escândalos de corrupção e brigas internas por poder político.

O Poder Moderador era previsto na Constituição Brasileira de 1824, considerado pela The Times o maior livro de comédia de sua época, parecia uma versão da Desciclopédia do século XIX. Serviu como uma grande prova declarada da incompetência e imaturidade da política brasileira.

Entre os artigos da Constituição e doutrinas da época encontram-se as frases:

  • "O poder moderador é um mecanismo de absorção de atritos entre os poderes", absorção não só dos atritos, mas dos poderes em si.
  • "O poder moderador serviu para abrir uma válvula pela qual pudemos escapar à anarquia parlamentarista", porque é muito viável combater anarquia com imperialismo.
  • "A pessoa do Imperador é inviolável e sagrada; ele não está sujeito à responsabilidade alguma", que beleza, o imperador tinha o poder absoluto de fechar órgãos, suspender magistrados, nomear e exonerar quem der na telha, declarar guerra e fazer qualquer merda.

Atualmente, o Brasil que é o Brasil, não usa mais esse tipo de poder. O poder moderador é praticado atualmente apenas em países do Sudeste Asiático, e em sites de internet de ferramenta wiki.