Pontos de interrogação e de exclamação invertidos

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para navegação Ir para pesquisar

¿ e ¡ ou pontos de interrogação e de exclamação invertidos é uma invenção inútil e sem sentido criada por espanhóis e castelhanos e de seres com língua presa, além de outros bocós que falam a Língua waray-waray, em algum canto das Filipinas.

História[editar]

Até os espanhóis estão já fartos desses pontos.

Todo mundo conhece o ? e o !, eles são primordiais para a comunicação e tem funções simples para fazer perguntas e/ou para gritar. No entanto, na Espanha o uso desses símbolos eram considerados ordinários e se tornaram obsoletos, pois como a população espanhola era analfabeta (e ainda é), ninguém dava a mínima para esses símbolos, cagando para o que eles significam.

Tendo isso em mente, em 1700 e alguma coisa a Real Academia Espanhola (tipo uma Academia Brasileira de Letras) decidiu incorporar trocentos símbolos a sua língua, para dificultar ainda mais como apreender o espanhol.

Um dos símbolos criados foram o Ñ, essa aberração que só era utilizável para encurtar as palavras, sem contar no dígrafo LL que só serve para enrolar mais língua. Por fim os pontos invertidos foram introduzidos para intensificar o que está sendo perguntado/exclamado, dando indício de que uma pergunta/exclamação está sendo feita.

Usos[editar]

Seu uso é apenas adotado no Espanhol e nas suas línguas idênticas com o castelhano, auturiano, catalão, galego, waray-waray (língua alienígena das Filipinas) e até mesmo no portunhol. Como já dito antes, seu uso é completamente inútil e poderia muito bem ser abolida, apenas colocando um desses símbolos, além disso a gramática agradeceria, pois deixaria o texto menos poluído e mais intendível.

Eles são tão inúteis que até mesmo não existe uma tecla deles no teclado, ao invés disso, existe um código enorme para por essas porrinhas. Preste bastante a atenção na equação abaixo:

  • Ruindows: Alt + 0191 = ¿ / Alt + 0161 = ¡
  • Penguim: Alt Gr + shift + ? = ¿ / Alt Gr + shift + ! = ¡
  • Maçã: Option + shift + ? = ¿ / Option + shift + ! = ¡

Na Prática[editar]

¿[editar]

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: ¿

Foi invetado por Américo Vespúcio numa noite de domingo em sua casa. Ele se inspirou nos brincos de sua mulher. Inicialmente o simbolo significaria sexo, mas acabou por ter o mesmo significado do ponto de interrogação.

¡[editar]

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: ¡

Isso é apenas a letra i em sua versão minúscula.

"Quem conta um conto, aumenta um ponto."
() [] {} : , . ! ? ¿ ¡ ~ ; ( ) ·