Purê de batata

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Fazendo mingau.jpg Este é um artigo gastronômico.

Léo Stronda garante: "Lê esse artigo que cê vai se dar bem, confia no monstro!"

Cquote1.png Experimente também: Batata frita Cquote2.png
Sugestão do Google para Purê de batata
Cquote1.png Ah, meu Deus... Cquote2.png
Tio Phil sobre purê de batata

Pirê, pirê...

Purê de batata pensa-se que é tão somente batatas amassadas que se deu esse nome estranho para que parecesse algo mais elaborado, mas não: Ele surgiu quando a primeira vez que a batata foi amassada. Não pense em saco esmagado (ai) que não é nada disso. A batata foi amassada, mas é melhor do que ter virado batata frita ou se a batata estivesse assando.

Espremendo a batata[editar]

A batata como tubérculo que é, gosta de ficar enterrada, mas quando é descoberta revela-se algo bem apreciável, e pode ser feita de várias maneiras. O purê, nem quero pesquisar agora para quem vai a patente, ou faz no mato, mas ela não se origina de lugar nenhum, não importa a forma como é amassada.

Inadequado para o pirê.
Tio Phil após souber que a Vivian vai fazer o Purê

Batatas devem ser descascadas antes de se fazer o tal purê (este nome deve bem ser coisa de francês), mas a batata descascada embora esteja em perigo costuma gostar de adrenalina e desafio, então nem reclama muito em ser descascada, mas na parte de se tirar os olhinhos, ela não gosta de ser muito cutucada nessa parte, já que a bata é um hermafrodita em que prevalesse a porção macho, mesmo ao se auto-fecundar. Deste modo o purê, ou pirê pode acabar com pontinhos pretos em meio àquele amerelo empalidecido, mas convenhamos que umas pintinhas aqui e alí abrem o apetite, isso de não querer olhinhos no purê é mais uma frescura, sem nem mesmo mexer com os francêses. falando em mexer, a batata depois de esmagadinha deve ser mexida com um pouco de sal, mas batata salgada demais, pode assustar algumas pessoas ao colocarem na boca, portanto cuidado com essa parte, manteiga também faz parte para que o cheiro lhe dê ainda mais fome enquanto estiver preparando essa mistura, provavelmente não irá aguentar ficar sem lamber a colher logo após terminar, ou roubar um pouco da panela antes de almoçar ou jantar, leite também vai na batata, nem preciso explicar porque, mas o leite da batata ao ser expremido não jorra, ele apenas enriquece sem se mostrar tão evidente.

Não confunda e amasse um nariz de batata.

Como vê, o purê de batata continua sendo batata amassada, e ela foi amassada várias vezes, mas sempre acaba por sobreviver. batat sobre a face da mãe Terra, não é dos alimentos ameassados (agora foi ameassados e não amassados). Por mais que se amasse a batata, ela continua sendo batata e não acabam nunca as batatas mesmo com risco de ser expremidas muitas vezes ao longo dos tempos.

Ao pegar a batata deve-se ter em mente que ela poderá ser amassada, por isso aprecie, mas não se apaixone, para quando ela for amassada, não sofrer muito, mas lembre-se que sempre se recupera. Esse purê nutritivo pode parecer barato, mas é muito rico como alimento, aprecie, deguste. Nas bocas o purê tem a textura de algo meio difícil de engolir, mas nada que um pouco mais de saliva não resolva, que sempre é melhor do que misturar sólido e líquido que acaba por ajudar a criar aquela pança. A batata não terá culpa se achá-la indigesta por não ter mastigado direito, veja: A batata já é espremida e muito mexida, você ainda quer culpá-la por não saber comer purê da forma certa? O carinho deve ser dispensado desde que se planta, colhe, carrega, descasca... tudo para que o purê seja bem digerido. Saiba que não é o mesmo que frita e de outras formas, isso de amassar é algo muito peculiar, a batata se comporta de modo diferente ao ser expremida.

O purê pode ser servido em pratos requintados, ou em mais recipientes mais simples, mesmo na panela. Claro, acha que a batata é amassada sem que antes seja cosida? Mas lembrando que cosida ainda é melhor do que a batata assando.

Receita no Redtube YouTube[editar]

Digerir também[editar]