Rafael Bombelli

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa


Rafael Bombelli foi o matemático que veio para a terra para deixar nós com mais dor de cabeça pelo simples fato de inventar os números complexos. Sim, e daí? E daí que mal tinham feito os números negativos serem aceitos, veio Bombelli para complicar as coisas. Fora isso foi uma vida inteira tentando fazer com que seus números complexos, usados em casos quase impossíveis, fossem aceitos por todo mundo.

Vida[editar]

Para ser mais divertido e chamar mais atenção, Bombelli fez em forma de ópera as suas fórmulas, mesmo assim não chamou a atenção contando com apenas 24 gatos pingados na platéia.

Bombelli era outro matemático italiano. Para a sorte dele, ele não nasceu na época em que se você conhecesse a equação de terceiro e quarto grau você morreria cedo, afinal, sempre tinha alguém de olho nessas coisas. Bombelli, como todo bom matemático, não estudou para ser um.

Ele virou matemático sem querer já que o seu trabalho exigia que ele soubesse algo sobre matemática. Bombelli era um engenheiro hidráulico o que explica muita coisa a respeito daquela coisa que chamamos de "bomba" e passa água pra todos os lugares. Bombelli passeava mais um dia no seu trabalho quando ele acaba sendo atingido por um cano de água solto.

Logo ele é socorrido pelos encanadores e levado para cima.

Um novo Bombelli nasce. A batida na cabeça fez com que ele enxergasse tudo de uma maneira diferente e começou a ter uma explosão de ideias, ele acaba largando o emprego só para refletir sobre elas... Será que Bombelli virou o... Genius Jones?

Bombelli larga o emprego e passa a dedicar sua vida descobrindo a matemática, mas como matemáticos não vivem só de números (e ele não podia viver comendo eles), Bombelli passa a dar aulas de matemática, como todo bom (e pobre) matemático dá (?).

Descobertas[editar]

Na verdade ele não descobriu nada, ele fez com que os complexos fossem aceitos pela matemática.

A lógica desses números é bem simples pois eles quebram regras e mesmo assim são considerados oficiais, é como desmentir uma coisa que você acabou de dizer. Só se sabe que todos os conjuntos são dos números reais exceto os complexos, que são os solitários de lá.

Cquote1.png Forever alone face.png Cquote2.png
Números Complexos

Os complexos também definem se você é CDF ou não. Se você já ouviu falar deles é porque você realmente deu importância para o que o professor de matemática tinha dito mas se nem notou, meus parabéns, ou você é corintiano ou semi-analfabeto.

Os complexos, segundo Bombelli, eram raízes negativas. Ou seja, uma raiz quadrada de dois negativo por exemplo. Mas foda-se somente os celulares sabem pra que serve esses números mas nem mesmo os que colocaram os números lá sabem pra quê.

Fim da vida?[editar]

Bem, não se fala no fim da vida de Bombelli, pois talvez ele nem tenha tido. Deve ter morrido com seus números complexos e talvez rico, pelo menos ele viu a criação dele sendo admitida. Seja como for, eles tiveram que admitir os valores negativos também.

Pitagoras grafite.jpg
Matemágicos Matemáticos, geômetras e outros nerds
v d e h

al-Khwarizmi, o impronunciável - Alan Turing - Albert Einstein - André Weil - Bombelli - Bhaskara - Cantor - Manuel Bento de Jesus Caraça - Euclides - Euler, our king! - Fermat, o príncipe - Ferrari - Fibonacci - Galileu - Galois, o rebelde - Goldbach - Gauss, o príncipe - Newton - Inácio do Amaral - Lambe Humberto - Tio Laplace - Tio Omar do Quibe - Veneno Poisson - Pitágoras, o largo - He Man Riemann - Tartaglia, o gago - Jacques Tetas - Recorde - Pascal - Abel, o azarado - Arquimedes - Paul Anônimo - Cardano, o mais azarado - Tales, o pioneiro - Filho duma tenda - Neumann, o atômico - Erdös, o sociável - Cauchy