Raimundo Varela

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

Raimundo Varela Freire Júnior (Itabuna, 30 de Novembro de 1947) é um apresentador baiano do telejornal popular Balanço Geral. Ele foi candidato a prefeitura de Salvador mas não chegou a participar da eleição já que não tinha cacife para ganhar dos candidatos patrocinados pelos coronéis. Seu partido é PRB, do qual é presidente de honra na Bahia.

Vida[editar]

Raimundo Varela teve várias profissões antes de chegar à comunicação. Foi peão de uma fábrica de cimento, pedreiro, pintor, no CIA e chegou a diretor de um clube social na Cidade Baixa, Salvador, onde as principais atrações são apresentações de cantores bregas e bingo. Lá o apresentador deu os primeiros passos de uma carreira de sucesso ao narrar as partidas de bingo.

Começou na TV Itapoan como jurado no programa de Waldir Serrão, onde ganhou status fixo após as apresentações ce cantores bregas. Empolgado com o talento do jovem jurado, o diretor de programação da época quis garantir a revelação na tela. Como ex-jogador da Associação Desportiva Leônico e do Esporte Clube Ypiranga (na verdade era o maior perna de pau nesses clubes), Varela foi convidado para ser comentarista de um programa esportivo: o “Papo de Bola”. Em seguida, ao lado do Louro José Fernando José, se tornou âncora do programa "Telesporte", ainda na TV Itapoan. O sucesso foi tanto, que eles ganharam outro programa: “O Povo na TV”, em 1980.

Mas o apresentador sentiu a necessidade de iniciar outro projeto, ainda mais próximo da população. Passou a apresentar o “Balanço Geral”, também ao lado de Fernando José, exibido na TV e na Rádio Sociedade. Em 1990 Varela saiu da TV Itapoan e partiu para novo desafio, dessa vez, em outra emissora mas não deu muito sucesso. Em 1997, o apresentador retorna à TV Itapoan (que a partir desse ano com a compra da emissora pela Rede Record ficou conhecida como Record Bahia), e novamente comanda o Balanço Geral, a “ouvidoria dos pobres”.

Atualmente Varela continua comandando o Balanço Geral manhã na Record Bahia, de Segunda a Sexta, das 06:30 a 07:30. Em seguida continua a versão do Balanço Geral na Radio Sociedade da Bahia AM. Anteriormente afastado da rádio Sociedade chegou a apresentar o programa Acorda Pra Vida, na Rádio Tudo FM, mas, por recomendação médica por causa do medo de apanhar dos torcedores do Bahia, se afastou do rádio.

Videos[editar]