Regra:Proteções

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa

O CONTEÚDO ABAIXO É SÉRIO!
Seja engraçado e não apenas idiota! Leia bem esse artigo antes de querer fazer merda.


Proteção é um recurso utilizado para impedir que uma página seja modificada por certos usuários, dependendo do seu nível. Apenas sysops podem proteger páginas, mas qualquer usuário pode mover as configurações de proteção de uma página para outra, ao mover uma página, sob certas circunstâncias. Assemelha-se a um bloqueio porque impede usuários de executar certas ações, mas enquanto o bloqueio impede um usuário específico de executar todas as ações, a proteção impede todos os usuários de executar uma ação específica.

Desproteção é quando ou o nível de uma proteção é abaixado, ou quando a proteção é totalmente desfeita (permitindo assim que até IPs possam editar a página).

Tipos de proteção[editar]

  • Proteção contra edição: Impede que certos usuários editem a página. Em vez de ver um botão escrito "editar", eles verão "ver conteúdo" escrito. O código-fonte da página, no entanto, estará disponível, apenas para se copiar e colar.
  • Proteção contra moção: Impede que usuários mudem o título da página através da moção. Como somente auto-confirmados podem mover páginas, somente a proteção contra moção a nível de sysop fará diferença. Note que também é inútil proteger categorias contra moção, já que elas não podem ser movidas de qualquer maneira.
  • Proteção contra criação: Só existe em páginas que não foram criadas ou que foram eliminadas; serve para impedir a recriação da página.
  • Proteção contra novos uploads: Só existe em imagens; serve para impedir que usuários façam upload de uma nova versão daquela imagem.

Níveis de proteção[editar]

  • Auto-confirmados: Apenas usuários no grupo de auto-confirmados poderão executar tal ação, ou seja, usuários que criaram a conta faz um certo tempo e que já possuem um certo número de edições.
  • Sysops: Apenas usuários no grupo de sysops poderão executar tal ação. Aqui a lista de sysops.

Também existe o nível todos os usuários listado, mas este na verdade tem o efeito de desproteção total da página, o que permite que quaisquer usuários, incluindo IPs, possam executar tal ação, a menos que sejam limitados por algum bloqueio ou privilégio de grupo.

Regras de proteção[editar]

Casos em que ela é recomendada[editar]

  • Páginas que são constantemente vandalizadas por usuários diferentes.
  • Arquivos de discussões.
  • Fóruns importantes no Boteco (que não sejam votações).
  • Páginas eliminadas que são insistentemente recriadas com conteúdo vandalizador.
  • Páginas.

Casos em que ela é obrigatória[editar]

  • Votações do Boteco, a nível de auto-confirmados.
  • Votações do Boteco encerradas, a nível de sysop, mas apenas depois de 1 semana após o encerramento da votação (sendo que antes disso mantém-se a proteção a nível de auto-confirmados)[1].
  • Páginas de tutoriais e políticas da Desciclopédia (o primeiro a nível de auto-confirmados, o último a nível de sysops).

Outros casos[editar]

  • Sua própria página de usuário, para evitar que mais alguém a edite, já que só você pode editá-la mesmo. Lembre-se que se pretender resignar, não esqueça de desproteger a página, se não você mesmo não poderá editá-la.
  • A página principal está protegida a nível de sysop, a duração é infinita. Isso porque ela é a primeira página que se vê quando se visita a Desciclopédia, e ela sofreria de vandalismos constantes.
  • A página Chuck Norris está protegida a nível de sysop. É uma proteção de duração infinita, e não será desfeita. Isso porque Chuck Norris é o maior clichê da Desciclopédia e a página sofreria de vandalismos constantes.

Como proteger a página[editar]

Lembrando que apenas sysops podem proteger/desproteger uma página, ou modificar sua proteção.

É assim que a página de proteção se parece

Quando você for proteger um artigo, você será levado a uma página especial, aonde você fará as configurações necessárias antes de proteger o artigo.

A primeira delas é o tempo de expiração da proteção. Há uma lista de tempos sugeridos para se proteger um artigo, mas você pode escrever um tempo customizado para a proteção, contanto que seja em inglês. Escolher um tempo de expiração da proteção é essencial; não há como proteger o artigo se você não escolher um tempo de expiração.

A caixa Desbloquear opções adicionais de proteção permite que você possa escolher configurações diferentes para a proteção contra moção do artigo. Normalmente, esta caixa está desmarcada, o que faz com que as configurações proteção contra edição também se aplique às de proteção contra moção. Aplicar configurações diferentes para ambas as coisas pode ser útil em casos que se deseja, por exemplo, proteger uma página de usuário contra vandalismos. Neste caso, o nível de proteção da edição será Apenas usuários registrados, e o da moção será Apenas sysops.

A caixa Proteção em cascata - proteja qualquer artigo incluso nesta página. faz com que predefinições e imagens incluídas na página sejam automaticamente protegidas também, impedindo que elas sejam editadas, enquanto a proteção principal durar. A página principal, por exemplo, está protegida em cascata a nível de sysop e por isso quaisquer imagens e predefinições incluídas nela só podem ser editadas por sysops. Note que estas imagens e predefinições não estão diretamente protegidas, então (no caso da Página principal) se a proteção em cascata for desfeita, todas essas imagens e predefinições incluídas na Página principal estarão liberadas para edição, sem necessidade de que se desproteja essas páginas também. Note também que artigos com links na Página principal não são afetados pela proteção em cascata.

A caixa Motivo de proteção contém uma lista de motivos sugeridos para se proteger uma página (ex: Vandalismo excessivo, Diversas recriações inúteis, etc). Não é obrigatório escolher um motivo, mas é bastante recomendado.

Na caixa Outro motivo/motivo adicional você pode escrever qualquer coisa. Ela serve para quando você quiser proteger uma página, mas o motivo não se encontra na lista de sugestões, ou quando você deseja fazer um adendo em relação ao motivo da proteção.

A caixa Vigiar esta página, quando selecionada, automaticamente coloca o artigo a ser protegido na sua lista de vigiados.

Depois de fazer as configurações necessárias, basta clicar em "Confirmar" e a proteção será aplicada. É interessante notar que além da proteção aparecer no registro, ela ainda aparece no histórico da página, como se fosse uma edição normal, e ela contará no seu número de edições feitas.


Ver também[editar]