Roteirista

Origem: Desciclopédia, a enciclopédia livre de conteúdo.
Ir para: navegação, pesquisa
Doriapinga.jpg Este artigo é sobre uma subcelebridade

e vive correndo atrás de fotógrafo.

Cuidado: Roteirista pode cobrar cachê por ler este artigo.
Roteirista trabalhando.

Roteirista, também conhecido como estagiário de escritor, é um escritor subcelebridade que ainda ainda não completou sua DigiEvolução Pokémon, e por isso é escravo do autor principal[1] da novela, do filme, do programa de televisão, etc. É conheci[do como enchedor de linguiça, que serve para preencher a lacuna de texto quando o autor principal da obra está sem inspiração. Para o público comum, eles não possuem nomes próprios, são conhecidos apenas como "roteirista do(a) ...". Os noveleiros porém são as únicas pessoas fora do meio artístico a conhecerem seus nomes reais.

São seres que conseguem a façanha de transformar um texto de duas páginas em roteiros de mais de 8000 volumes, como One Piece que tem uma caralhada de episódios, tudo isso com base no uso criativo de técnicas de Ctrl-C + Ctrl-V.

Uma dessas técnicas, conhecida como fill in the blanks, é muito utilizada em programas muito originais, como Zorra Total e A Praça é Nossa. Consiste em copiar um roteiro anterior, só mudando algumas lacunas.[2] Por ser uma técnica muito barata, pode ser executada por qualquer office-boy, faxineiro, contrarregra, pedreiro, etc, e por isso tem se tornado cada vez mais popular em programas de humor e novelas em geral. O maior exemplo disso são as temporadas de Malhação, que repetem os mesmos roteiros da primeira temporada mudando algumas lacunas e os "atores".[3]


  1. Autor principal é o estágio final da [Pokemon|DigiEvolução]] do roteirista
  2. Mas se não mudar, ninguém vai perceber mesmo
  3. Algumas vezes trazem alguns de volta, como aconteceu com o Mocotó
"Este esboço é uma Silmaril. Faça ele mais forte
antes que Morgoth o conquiste."